Leia isso se está desanimada com o seu blog ou negócio online
Empreendedorismo 18 de fevereiro, 2019

Leia isso se está desanimada com o seu blog ou negócio online

postado por

Há muitas coisas na vida que queremos muito e depois de um tempo aparecer um desânimo assustador.

Eu trabalho criando identidade visual para blogueiras e empreendedoras, e conversando com uma cliente de anos ela me confessou que estava tão desanimada com o blog que pensou seriamente em desistir.

Bom, fiquei um pouco assustada porque ela investiu tanto nele que me parecia que tudo estava indo de vento em popa. Só que últimamente eu tenho visto também outros comentários sobre esse assunto e por isso resolvi escrever uma reflexão sobre tudo isso.

O que está te desanimando?

Pode ser frustante não saber o motivo do seu desânimo com o blog, eu entendo. Mas não há como resolver problema algum sem saber de onde ele vem.

Você precisa tirar um tempo para si e refletir sobre as coisas que, de fato, estão te afetando com o trabalho de blogar. Com a correria do dia a dia pode ser que você nunca tenha feito isso, realmente. Deite na cama, mire o teto e pensei com carinho sobre o seu blog.

Leia isso se estiver desanimada com o blog

Tire um dia longe do computador para analisar, de fato, o que realmente está te desanimando.

É a falta de visitas? Cansaço, porque está complicado ter um trabalho fora e ainda precisar conciliar com o blog? Críticas negativas? Falta de dinheiro para investir?

Entenda que todo problema há solução, por mais demorada ou difícil que seja. Mas para isso você precisa encontrar a raíz de tudo isso para, então, conseguir criar um plano para resolver o que te aflinge.

Se você sabe exatamente o que é, então talvez seja mais fácil encontrar uma saída. De qualquer forma, te indico a parar um pouco e refletir sobre o que você pode fazer para que as coisas comecem a sair do jeito que você planejou.

A fim de tentar te ajudar, trouxemos alguns conselhos do que geralmente levam as pessoas a desistirem de seus blogs.

Entenda que comentários negativos sempre virão

Talvez esse seja o lado ruim de decidir tornar pública as suas ideias. Ao criar um blog você basicamente assina alguns termos que são fatos que acontecerão com todas as blogueiras e isso inclui a arte de lidar com comentários negativos e os famosos haters.

Se sua publicação não for polêmica, tem 90% de chances de um comentário negativo não ter nada a ver com você diretamente. Pode reparar que geralmente as publicações de haters são de perfis fakes, onde não mostram rosto nem tem links para contato.

Ou seja, são pessoas (covardes) que, aparentemente, não tem o que fazer e preferem fazer comentários negativos para chamar atenção.

Leia isso se estiver pensando em desistir do blog

Toda blogueira precisa aprender a lidar com comentários negativos sobre seu blog.

De qualquer forma, quando você publica algo (um E-book, CD, filme, qualquer coisa que as pessoas terão acesso) você precisa estar preparada para críticas e, às vezes, elas podem ser dolorosas, sim. Mas é preciso levantar a cabeça e seguir em frente.

Pode reparar que blogueiras que estão há anos criando conteúdo ou até mesmo artistas famosos são frequentemente atacados virtualmente.

Imagina se a cada ataque uma pessoa pública estagnasse, deixasse de produzir?

É preciso sempre olhar para o lado positivo das coisas. 10 podem fazer comentários negativos, mas mil estão te incentivando, crescendo com o seu trabalho de alguma forma ou mudando algum aspecto da vida por conta de algo que você construiu.

Então se esse for o motivo para você desistir do seu blog, é bom fazer uma reflexão sobre tudo isso que eu falei. Foque nas pessoas que estão contigo na sua jornada e acredite sempre no seu projeto, porque dessa forma você conseguirá ignorar quem não entende nada sobre ele e quer dar pitaco negativo.

É preciso estar aberta à mudanças

Vou entrar no meu lado pessoal para você conseguir visualizar uma coisa.

Eu idealizava namorar com uma pessoa mais alta do que eu, que gostasse dos mesmos tipos de músicas, que amasse arte como eu amo e, principalmente, que fosse extrovertida.

Conheci alguns caras e um deles tinha até esse perfil exato, e nada deu certo. Bom, meu namorado é exatamente o oposto de tudo isso. Ele é da minha altura, não escuta música (prefere ouvir podcast), não entende de arte (mas de ciência ele sabe tudo) e é tímido. Mas adivinha? Está dando super certo.

O que eu quero dizer com isso é que é importante você idealizar, sim, porque dessa forma você consegue traçar metas para que as coisas deem certo e caminhem para onde você deseja.

Mas também é preciso entender que boa parte do que queremos não irá sair 100% perfeito ao que tínhamos planejado. E se você quiser desistir toda vez que isso acontecer, há altas chances de nunca chegar ao sucesso.

Por mais que a gente planeje, as coisas não dependem somente de nós e é preciso abraçar cada oportunidade boa que entre na nossa vida.

É como se você quisesse muito ganhar na loteria e você conseguiu, mas você queria em euros ao invés de reais. Ou então gostaria de fazer intercâmbio para a Irlanda, mas apareceu uma oportunidade ótima para ir à Londres.

Entende?

O mesmo pode acontecer com o seu blog, de você idealizar algo e não sair exatamente como você queria, mas é preciso estar aberta à mudanças.

Então é uma ótima ideia comemorar quando algo bom vier para você, mesmo que seja diferente do que você havia idealizado.

Deixe o perfeccionismo de lado para seguir em frente

Isso nos leva a outro ponto muito importante para qualquer área da nossa vida.

O perfeccinismo paralisa as pessoas porque temos a mania de colocar na cabeça que não vamos publicar algo até que esteja perfeito.

Não vou mentir pra você: isso também aconteceu com a Cores & Flores. Eu tinha tantas ideias e queria que tudo ficasse perfeito antes de lançar. E isso fazia com que eu adiasse o lançamento dele além de me frustar porque não estava do jeito que eu queria.

Se você pensa dessa forma é bom começar a rever isso se quiser criar um blog e mantê-lo vivo.

Eu só consegui colocar o blog no ar quando eu deixei de lado o perfeccinismo e lancei da forma mais simples que eu pude.

Já falamos por aqui sobre essa questão do ‘Feito é melhor do que perfeito‘ e nem sempre isso é válido. Mas é importante você avaliar se você está exigindo demais do que você produz e se esse for o motivo para a sua desistência (as coisas não saírem do jeito que você quer), você precisa ler o próximo tópico.

Vai com calma

Lembra que eu falei sobre as mudanças? Então, ela também se encaixa aqui.

Quando eu disse que eu adiava sempre o lançamento da Cores & Flores é porque eu tinha várias ideias e queria colocar o blog no ar com todas essas ideias em prática. Então eu simplifiquei e decidi fazer os ajustes aos poucos.

Então se você tem um blog sobre maquiagem e também quer ter um canal no Youtube, criar um curso online, fazer freebies para o seu público, montar um E-book e escrever um livro.

Isso tudo é ótimo e deve entrar no seu planejamento do blog porque vai ajudar e muito os seus leitores. Mas é preciso ir com calma, subir degrau por degrau.

Na ânsia de ver tudo pronto a gente quer colocar a mão na massa e fazer tudo de uma vez e, sinto te falar, nada vai ser 100% bem feito se você quiser fazer tudo ao mesmo tempo.

Talvez você queira desistir do seu blog porque você não consegui criar nada do que você planejou. Então essa é a solução: cada coisa de uma vez.

Ser blogueira exige muito de uma pessoa só porque além de escrever, publicar e divulgar, precisamos criar conteúdos constantemente para mídias sociais e lista de e-mails, além de divulgar no Pinterest e planejar o Feed do Instagram. Veja bem, é muita coisa para lidar ao mesmo tempo. Então é natural você sentir que não tem tempo para outras coisas.

Uma sugestão é aprender a criar uma rotina produtiva e se planejar com o seu blog, sempre criando com antecedência e planejando cada minuto do seu dia para que você consiga fazer tudo o que deseja.

Tudo de novo que você deseja fazer no seu blog talvez exija novas habilidades (editar vídeo, criar gráficos, como fazer um curso etc.) e você também vai precisar de tempo para aprender a fazer isso. Então crie um planejamento para tudo e vai aprendendo aos poucos.

Quer lançar um canal no Youtube para o seu blog? Primeiro aprende a mexer na câmera, a editar vídeo, estude sobre SEO para Youtube, etc. antes de querer fazer um outro grande projeto para o blog.

Coisas em paralelas irão te sobrecarregar e, muito provavelmente, podem fazer com que você desista do blog por sentir que não está conseguindo criar tudo o que você quer.

Todo projeto precisa de ajustes

É super normal você pensar em algo de uma forma e quando você coloca a mão na massa você percebe que não era exatamente aquilo que queria ou como deveria ser. Ou então você perceber que algo não está funcionando. O que é necessário fazer? Ajustar.

Quando você cria um blog você tem na mente toda uma ideia de como ele precisa ser. Mas se dessa forma não está funcionando, então é preciso analisar o que não dá resultado e traçar outras metas.

Isso acontece com todo mundo e é preciso entender isso para que você não queira desistir porque o formato que estava na sua cabeça não está funcionando.

Seu blog é sua empresa

Um blog rentável é o seu negócio online então é preciso enxergá-lo como empresa, e para que ela chegue ao sucesso é necessário sempre analisar o feedback do seu público. O que eles estão dizendo que pode ser construtivo para você?

O seu projeto tem a sua essência, o seu diferencial. Mas se uma estratégia não está dando certo, então parte para outra.

Não desista porque uma parte não está funcionando. Apenas pare para analisar o que não está sendo legal e mude sua estratégia.

Leva tempo para que o seu negócio chegue ao sucesso

É muito comum as pessoas entrarem na blogosfera achando que vão criar um negócio rentável do dia para a noite. Não é bem assim.

Se você parar para analisar as blogueiras que hoje são conhecidas pelo que fazem, elas estão há anos e anos produzindo conteúdo sem parar.

Pode acontecer de alguém conseguir chegar onde você deseja mais rápido, mas no geral é bem demorado. É trabalho duro, dia após dia escrevendo, criando, ajudando, mudando estratégias, investindo tempo e dinheiro etc.

Então não queira desistir porque você acha que está demorando. Comemore a cada conquista do seu blog, mesmo que seja pouco.

Leia isso se está desanimada com o seu blog

Tudo bem se você ainda quiser desistir

Sabe uma coisa bem chata? É não ter ninguém que te entenda de verdade.

Um incentivo é muito bom para quando você desanimar sobre algo que queria muito. Mas é frustante permanecer nisso por pressão de outras pessoas.

Então se você já chegou até aqui e também já refletiu inúmeras vezes sobre os motivos que fizeram você pensar em desistir e não encontrou nenhuma solução, parte para outra.

De verdade, siga o que seu coração está dizendo. Mas não deixe de lembrar que não foi tempo perdido o trabalho que você teve com o blog até hoje.

Acredite quando eu digo que de toda essa jornada você aprendeu algo para a sua vida profissional e pessoal. Leve isso sempre com você.

Se você não está animada com algo, já tentou solucionar e não deu certo, por que insistir?

Isso acontece em qualquer profissão. Mesmo se você fosse, sei lá, professora e não estivesse satisfeita com o seu trabalho, você poderia sim desistir dele e tentar outra coisa. Não se puna por isso porque na vida precisamos fazer coisas que façam nosso coração vibrar de felicidade.

É claro que o sucesso só chega com a persistência, mas não adianta você chegar lá se não é mais isso que você quer.

A gente muda ao longo do tempo e se há uns anos atrás você queria muito ser blogueira, mas hoje deseja ser outra coisa, vai em frente! A gente precisa sempre focar no nosso bem-estar, sabe?

Crie uma nova jornada, estude melhor sobre o que você quer, encontre novas pessoas para conversar, mas siga o seu coração.

Leituras recomendadas
postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >