Lar é onde você tá bem, o mundo é seu - Emicida - Outras palavras.
Os 4 maiores inimigos de quem trabalha em casa e como driblar todos eles
Os 4 maiores inimigos de quem trabalha em casa e como driblar todos eles
Produtividade

Os 4 maiores inimigos de quem trabalha em casa e como driblar todos eles

Publicado em
17 de dezembro de 2018
Escrito por

Trabalhar de casa pode ser um sonho para alguns e necessidade para outros. Eu realmente não sei em qual dos dois me encaixo, só sei que eu realmente gosto de trabalhar em casa. Mas confesso que nem sempre foi assim. Quando decidi que era hora de ter um espaço meu (porque eu blogava e fazia os trabalhos da faculdade na minha cama) e aumentar minha produtividade, eu tive dificuldades para aprender a lidar com home office e a faculdade de Design de Interiores me ajudou (e muito) a entender que ter um espaço meu e personalizado é essencial para uma boa saúde mental e aumento da produtividade.

Eu precisei lidar com 4 inimigos que hoje eu consigo driblar bem e espero que você também consiga:

Sedentarismo

Nunca fui muito fã de exercícios físicos e sei que boa parte dos brasileiros também não é. Ser sedentário é prejudicial a saúde até para quem trabalha fora, mas quando você está no conforto da sua casa, as chances de você não fazer nenhum tipo de atividade aumentam. Além disso, se antes você fazia uma caminhada até o ponto do ônibus ou subia as escadas do prédio em que trabalhava, agora você passa o dia sentada e dentro de casa. Ou seja, é necessário tomar providências se você não deseja ter sérios problemas no futuro.

Não estou dizendo para se matricular numa academia. Eu precisei de um tempo também para entender que atividade física não significa levantar peso.

Hoje eu faço caminhada, alongamento e Yoga, e isso tem me ajudado bastante em relação a disposição, dores nas costas, produtividade e ansiedade. Se você também não gosta de academia, aqui estão outras coisas que também serão ótimas para quebrar o sedentarismo:

  • Andar de bicicleta
  • Yoga
  • Natação
  • Aulas de dança
  • Praticar algum esporte
  • Corrida
  • Muay thai
  • Alongamento
  • Pilates

Olha quanta coisa você pode fazer em prol da sua saúde! Não adianta nada você trabalhar muito para ganhar seu dinheirinho se sua saúde for abandonada.

Se você precisa de um incentivo, assista esse vídeo do Dr. Drauzio Varella que ele fala do bem que faz praticar exercícios (clica, vai. São dois minutinhos, só):

Falta de disciplina

Eu também não gostava muito de rotinas, achava chato todo dia ter que fazer a mesma coisa. Eu queria um dia poder sair e no outro trabalhar até cansar e no outro trabalhar só de manhã. Só que, como você pode imaginar, não deu muito certo. Acontece que essa vida que eu levava doeu no bolso e eu não tinha planejamento para absolutamente nada em relação ao meu trabalho.

Sei que pode ser tentador você estar muito perto da sua cama e querer deitar nela quando deveria estar produzindo, mas isso é algo importante de ser levado: seu tempo é dinheiro.

Demorei para entender que eu precisava organizar minha vida, ter horário para tudo (inclusive tomar café e almoçar) e saber separar o lado pessoal do lado profissional. Claro que também é preciso haver uma conversa com quem mora com você, porque faz muito mal para a produtividade precisar parar o que está fazendo para resolver problemas de casa. Então se mora com outras pessoas, você precisa estipular um horário para o seu trabalho e fazer com que elas entendam que nesse período você está trabalhando, e que você gostaria que te chamassem somente quando fosse urgente.

É preciso saber dizer ‘não’

Da mesma forma que sua família precisa respeitar seu horário de trabalho, seus amigos também deverão.

Digo isso porque é muito comum alguém te chamar para fazer algo no seu horário de trabalho (a pessoa pode estar de férias, por exemplo). Nesse momento é preciso analisar tudo que você tem para fazer em relação ao seu trabalho.

Dá para ir? Ótimo. Não dá? Não vá. E quem te chamou precisa te compreender. Por experiência própria, as pessoas vão achar que você não está trabalhando ou está em casa rolando o feed do Facebook. Então saiba dizer ‘não’ quando for preciso e priorizar suas tarefas, porque as contas vão vir e precisam ser pagas.

Falta de planejamento

Percebe-se que eu não tinha planejamento e isso afetava tudo que eu fazia, inclusive eu procrastinava bastante.

Quando se trabalha em casa e toda a sua renda depende do que você faz, a falta de planejamento pode te trazer várias coisas (ruins):

  • Você tem compromisso com seus clientes ou seguidores e precisa cumprir prazos. Se você deixa tudo para depois, pode acontecer de atrasar esses prazos e isso não fará bem para sua reputação, gerando estresse (com isso você pode até perder clientes ou deixar de ganhar);
  • Nunca saber exatamente o que tem para fazer, não tendo resultado em nada que deseja para sua vida, o que gera frustações;
  • Se você assiste Netflix no horário que precisa trabalhar, então você sentirá que não há tempo para as folgas que são essenciais para descansar a mente e renovar as ideias. Com isso você acaba trabalhando sábados, domingos e feriados (o que não deveria acontecer).

É importante planejar seu dia, saber exatamente o que vai fazer evita a procrastinação e a sensação de várias coisas sendo cumpridas é ma-ra-vilhosa, além de tudo na sua vida tomar um rumo.

Entenda as consequências do seu trabalho, organize-se para que tudo funcione e então sua vida em casa fluirá bem melhor.


E você que trabalha em casa? Quais foram seus maiores inimigos e como aprendeu a lidar com eles?

Leituras recomendadas:

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Dayane Rodrigues em 17 de dezembro de 2018

    Se tem uma coisa que aprendi é dizer “não”, consegui planejar e fazer o resto mas o maior problema realmente é o sedentarismo.. Adorei!

    Apenas eu, Day

    • Ella Jardim em 19 de dezembro de 2018

      Deixa o sedentarismo de lado, Dayane, melhor coisa! Sério, minha produtividade aumentou e muito depois que comecei a praticar exercícios! <3

  2. Cintia Carmellin em 23 de dezembro de 2018

    Olá!
    Adorei seu post, eu passo pela maior parte dos problemas que você relatou, tem que ter muita disciplina para trabalhar em casa
    Abraços.



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades