A importância de compartilhar experiências e ideias
Para Florescer 21 de novembro, 2018

A importância de compartilhar experiências e ideias

postado por

Foi em 2012 que decidi criar um blog para compartilhar as experiências que eu estava vivendo no turismo. Criei porque senti falta de canais que me fornecessem esta informação tanto por parte das Instituições, como por parte do mercado de trabalho.

Aos poucos fui percebendo que quanto mais eu compartilhava, mais as pessoas ficavam interessadas. Passei a receber mensagens de pessoas querendo tirar dúvidas sobre o mercado e jovens que ainda não tinham ingressado na universidade, mas queriam saber como era a graduação em turismo.

No Marketing, o principal blog para compartilhar experiências sobre a área é o site da empresa Rock Content. Na administração, o site Administradores desempenha muito bem este papel. E no turismo?

Foi então que enxerguei a oportunidade de ajudar alunos e turismólogos a terem certeza de que escolheram o curso ideal e como que é a rotina deste profissional, como podem se diferenciar no mercado e porque não devem desistir de seus sonhos.

Conte para as pessoas o que você anda fazendo, buscando e idealizando. É a chance que você tem de criar portfólios, aumentar sua rede de contatos e saber se realmente vale à pena investir no que você deseja, principalmente para quem quer empreender.

Quando a gente compartilha experiências as chances de mudar a vidas das pessoas aumentam.
Quanto mais a gente compartilha nossos conhecimentos e experiências, mais conectadas as pessoas ficam ao mercado de trabalho. Ter acesso à informação possibilita que profissionais entendam como acontece a dinâmica do trabalho e se vale à pena investir em determinada carreira.

Iniciei o curso de turismo totalmente às cegas, sem saber aonde eu estava pisando, quem eram os players do mercado e quais os requisitos e oportunidades de carreira que a atividade me proporcionava. Hoje, vejo que muitos leitores têm a Vivenciando Turismo como referência na hora de tirar dúvidas ou buscar oportunidades para se destacarem.

Compartilhar é bom por quê?

Do ponto de vista de quem compartilha é a chance que o profissional tem não só de se tornar uma autoridade, mas de avaliar como está a concorrência se comparada com outros profissionais.

Do ponto de vista de quem recebe a informação quando compartilhada, é a chance que estudantes e profissionais têm de enxergar oportunidades, fazer Networking e conhecer as empresas do mercado e o que elas esperam do profissional hoje.

No turismo, infelizmente, vejo poucos turismólogos dispostos a se conectarem com outros profissionais e estudantes para encorajá-los e inspirá-los com conteúdos (em vídeo, fotos, textos etc) voltados para o nosso mercado.

Não sei ao certo se fui a primeira a escrever sobre o turismo sob um olhar diferente, mas não quero ser a única e muito menos a última. Ou seja, na dúvida, compartilhe!

Pine para não esquecer

A importância de compartilhar experiências e ideias

postado por
Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >