Guest Posts: O que são e para que servem?
Blogosfera 16 de novembro, 2018

Guest Posts: O que são e para que servem?

postado por

Existem inúmeras estratégias de conteúdo e Marketing para trazer mais leitores ao seu blog e, consequentemente, mais tráfego também. Uma delas é o Guest Post, estratégia bastante utilizada principalmente na blogosfera.

Isso porque ela é simples e requer somente a oportunidade de compartilhar seu conteúdo no blog de alguém com a mesma proposta que a sua, sendo a parte a mais difícil para muitos blogs, principalmente para aqueles que estão no início da sua jornada.

O que são os Guest Posts? – Bem, em resumo, é quando uma blogueira ou influenciador publica um determinado conteúdo no site ou blog de outra pessoa.

Assim como acontece no Youtube também, um blogueiro é convidado a publicar um artigo muitas vezes para dar maior visibilidade ao canal de ambos os Youtubers e para iniciar uma parceria.
Alguns sites e blogs possuem esta opção explícita no sites, outros necessitam que você entre em contato e mande sua proposta.

Mas afinal, para que servem os Guest Posts?

Chegou a hora de você entender um pouquinho melhor sobre a função dos Guests Posts e sua importância para o tráfego do seu blog!
Como eu disse, os Guest Posts são uma ótima ferramenta de marketing e avaliação do conteúdo, e suas funcionalidades são diversas, mas escolhi falar de três que são fundamentais principalmente se você estiver no comecinho da sua carreira como blogueira profissional.

Para melhorar o posicionamento do seu blog

Sim, os Guests Posts também são uma ótima ferramenta de SEO. Quando eu digo “melhorar o posicionamento”, falo não só de ter um conteúdo seu publicado em outro site como forma de divulgar o seu trabalho, mas também como uma estratégia de Link building.

Exemplo na prática: Uma pessoa é considerada Influenciadora Digital conforme ela vai ganhando seguidores e visualizações. Quanto maior o número de pessoas que acompanham o seu trabalho, mais credibilidade ela ganha e, consequentemente, maior é a chance de um vídeo ou uma publicação sua no Instagram ser melhor classificada e aparecer na sua telinha de maneira orgânica, ou seja, sem que ela precise pagar para aparecer a seus seguidores. Quando isso acontece, dizemos que o conteúdo foi entregue de maneira orgânica.

Assim funciona com os blogs também! O Google, por exemplo, utiliza como medida os Link buildings para avaliar a relevância de determinado conteúdo.

E o que são link buildings? Também é uma estratégia de SEO que surge quando você tem links do seu site ou blogs linkados (backlinks) em outros blogs, exatamente como eu fiz no link acima.

Para dar voz, credibilidade ao seu conteúdo e disseminar sua mensagem

Se você tem um blog de moda não adianta ter seu conteúdo publicado em blog de viagens ou de marketing. É importante que você conheça muito bem os blogs onde o seu conteúdo seria relevante também. É uma maneira que você tem de conhecer outras blogueiras em diferentes fases do seu trabalho, para que você melhore, aprimore o seu conteúdo e espalhe sua mensagem.

Esta é a oportunidade que você tem de compartilhar o seu trabalho em outros veículos e com novos leitores. É interessante que, depois de publicado, você interaja com o público do site em que seu texto foi publicado e avalie os feedbacks que vierem.

Além disso, ter seu conteúdo publicado em um site já conhecido ou que já tem o seu público bem definido traz credibilidade a você também.

Mas atenção! Não adianta ter seu conteúdo publicado em um monte de blogs que não tem nada a ver com o seu público e o seu conteúdo, afinal, quantidade nem sem sempre quer dizer qualidade.

Não se apegue a quantidade de seguidores que determinado blogueira tem ou quantidade de acessos por mês que o site recebe. É uma oportunidade que você tem de fazer parcerias, alianças e crescerem juntos, principalmente quando o seu conteúdo for complementar ao do blog que deseja enviar seu texto.

Para fazer de você uma autoridade no assunto

E claro, quando você tem um conteúdo seu publicado em outro veículo de comunicação, independente de ser um blog ou não, a sua marca pessoal vai sendo trabalhada e avaliada.
Um exemplo bem bacana e real é o do Matheus Souza. Em resumo, ele pediu demissão do seu emprego da época e começou a escrever, fundou seu blog pessoal e decidiu levar o conteúdo para o Linkedin.

Guests Posts

Matheus foi aprimorando seus artigos e hoje ele é a principal referência quando o assunto é Conteúdo, Linkedin e Nomadismo digital. Isso porque ele (e a esposa) trabalham enquanto viajam. Em 2016 ele foi considerado pelo Linkedin como um dos principais influentes na rede profissional, ganhando o título de Top Voice.

Matheus diz em seu texto sobre ter se tornado um Top Voice que somente no 100º artigo que ele realmente foi visto. Você encontra seus textos não só no seu blog ou Linkedin, mas em diversos sites e blogs influentes como Rock Content, ÉPOCA, entre outros.

Ser visto e se tornar uma autoridade em determinado assunto também trás credibilidade ao seu trabalho. É óbvio que tudo demanda muito esforço e trabalho duro, como ele mesmo disse em seu texto. Portanto, não abra mão de estudar muito e não ter medo de compartilhar e errar em seus posts.

Pine para não esquecer

O que são e para que servem os Guest Posts?
Viu só?
Uma estratégia nos leva a outra! Não se esqueça que assim como é importante ter seus textos em outros sites, que seria legal você também dar oportunidade para que publiquem no seu blog.

O ideal é que crie uma regra de publicação para que o autor convidado – e nem você – perca a proposta inicial do conteúdo.

Recapitulando:

  1. Os Guests Posts são uma ótima ferramente de SEO, porém você deve escolher muito bem os blogs que deseja compartilhar seu conteúdo ou que você gostaria de receber no seu blog, eles devem estar de acordo com a proposta de ambos e entregar valor para o seu público;
  2. Não se desespere! Quantidade nem sempre quer dizer qualidade;
  3. Publique seus textos em outros blogs, mas também permita que outros blogueiros publiquem no seu. Assim, você também trás o público de outros blogs para o seu. Afinal, é uma troca onde ambos os lados saem beneficiados;
  4. Ao criar um espaço para receber textos de outros blogs, crie também regras de publicação para manter um padrão nos textos que for receber. Deixe bem claro a proposta do seu blog e a importância de ter outros artigos publicados no seu site.

Gostou das dicas? Então saiba que aqui você tem voz também.

O que deu certo pra você que também pode dar certo pra outras pessoas?
O que você tem para contar ao mundo? Envie seu texto!

postado por
Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >