O segredo para gerar tráfego para o seu negócio através do Instagram
Mídias Sociais 21 de fevereiro, 2019

O segredo para gerar tráfego para o seu negócio através do Instagram

postado por

Sem dúvidas o Instagram é uma ótima rede social para divulgar sua marca online, já que só em Junho de 2018 a rede social atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

E graças às hashtags é possível alcançar muito mais pessoas que o Facebook e divulgar sua marca gratuitamente para aqueles que ainda não te conhecem. Mas o lado ruim é que como o Instagram foi desenvolvido para ser um aplicativo de fotos, fica impossível divulgar links clicáveis em qualquer publicação que você faça, dificultando o tráfego para o seu blog ou loja.

Mas como tudo nessa vida, há jeito para resolver esse problema! Você só precisa seguir essas dicas e logo logo você verá resultados incríveis.

Tenha bem claro sobre o que é seu negócio

Antes de mais nada é preciso entender que seu perfil no Instagram deve ser um spoiler do que as pessoas encontrarão no seu negócio online (seja blog, loja, canal no Youtube etc.). Tudo que você publica precisa refletir o conceito, visão e valores da sua marca.

Isso fará com que as pessoas entendam de verdade o que você transmite com suas publicações, sem gerar dúvidas ao clicar em ‘Seguir’.

Suas fotos precisam ser bem claras sobre o que se trata seu negócio, fazendo com que as pessoas que realmente estão interessadas no que você faz cheguem até você e te sigam, já que elas querem manter contato e saber mais sobre o que você tem a compartilhar.

Digamos que você tenha um negócio online que é sobre receitas para jovens que moram sozinhos, então seu feed precisa comunicar isso através das fotos, e ser totalmente interessante para esse público.

Outra forma de deixar claro sobre o que você fala é usando a descrição (a famosa Bio) para escrever palavras-chave sobre seu negócio.

Por que isso é importante?

Porque quando as pessoas sabem o que esperar de você, há mais chances de cliques. Quando alguém te segue realmente interessado no que você claramente comunica com o seu blog, ela vai esperar mais publicações sobre o que você tem a dizer.

Interesse gera clique.

Por isso é muito importante definir muito bem seu público-alvo e focar para trabalhar em conteúdo relevante que irão interessar as pessoas que te seguem no Instagram.

Use imagens impactantes e que ilustrem o que você quer dizer

Seu primeiro desafio é fazer com que o seguidor pare de rolar o feed ao ver uma publicação sua, então é preciso escolher cuidadosamente a imagem que você irá usar.

Uma dica de ouro é usar palavras nas imagens que chamem atenção do seu leitor enquanto ele rola o Feed. Essa é uma estratégia que, aos poucos, está sendo utilizada por muitas marcas porque você consegue atrair a atenção do leitor usando palavras-chave.

Se você não entende nada de Design, uma solução é usar o Canva para criar gráficos incríveis para o seu feed do Instagram.

Como gerar cliques do Instagram para o seu blog ou negócio online

Nele já há vários templates que você pode usar gratuitamente, adaptando somente para a sua identidade visual (cores, fontes e gráficos) para criar uma consistência.

Você não precisa usar sempre imagens com palavras-chave na foto; pode ser apenas em publicações que você precisa de mais atenção como uma promoção, um sorteio ou um novo post no blog. É interessante adotar estratégias e ir observando o que está dando certo, usando as análises do próprio Instagram para entender o que seu público está gostando mais.

Como gerar tráfego através do Instagram

Algumas ferramentas que podem te ajudar

  • Freepik: ótima fonte de recursos com templates para editar no Illustrator.
  • DaFont: fontes gratuitas para uso pessoal.
  • ColorKuler: cria uma paleta de cores baseada nas fotos que você já tem no seu feed.
  • Pinterest: Pesquise por ‘Instagram post template’ e se inspire!
  • Unsplash: banco de imagens gratuito com fotos de alta qualidade.
  • CANVA Design: curso online para te ajudar a criar designs lindos no Canva.

Crie legendas de tirar o fôlego

Sabe quando você está lendo uma coisa tão interessante que esquece de respirar?

Esse é seu segundo desafio: fazer com que seu seguidor clique no ‘Ver Mais’ (aquele link que aparece quando a legenda é maior que duas linhas).

Criar uma legenda impactante pode ser realmente um desafio, já que geralmente as pessoas estão interessadas em fotos no Instagram. Mas aqui estão duas dicas de ouro:

1. Coloque a palavra-chave do seu post nas primeiras linhas da legenda, fazendo com que o seguidor se interesse pelo restante do conteúdo.

2. Escreva uma legenda de valor, que realmente faça a diferença no dia de quem leu. Ela precisa ser um condutor para o clique ao seu site.

Tenha em mente que ao criar sua legenda ela precisa ser um convite para o clique, ou seja, insira informações que são valiosas para o público-alvo do seu artigo ou produto.

Péssimo exemplo de legenda valiosa
Oi, meninas, post novo no blog falando sobre como acordar mais cedo. Corre lá pra ver.

Ótimo exemplo de legenda valiosa

Acordar cedo pode aumentar sua produtividade e a gente garante que é mais fácil do que parece. Olha quantos benefícios esse hábito pode te trazer:
1. Você tem mais tempo para fazer o que você deseja com calma e dedicação.
2. Seu dia rende muito mais.
3. Sua produtividade aumenta.

Já pensou no que você pode fazer nos minutos que te sobrarem ao final do dia?

Percebe a diferença?

Ao escrever sua legenda, mostre os benefícios que seu leitor terá ao clicar no link para o seu negócio online.

Nesse exemplo nós mostramos os benefícios em forma de lista, mas há inúmeras formas de fazer isso como, por exemplo, contando uma história real sobre o tema da sua publicação ou apenas mostrando os motivos que seu leitor deveria ler seu conteúdo.

Ele precisa se sentir atraído. Entende por que seu feed precisa comunicar corretamente sobre o que é o seu negócio? Porque dessa forma fica muito mais fácil de fazer com que aqueles que te seguem cliquem no link na sua bio para ver seu conteúdo.

Ele está te seguindo porque ele entendeu que seu Instagram fala sobre um assunto que ele gosta e então há altas chances de ele ir ao seu perfil para clicar no link.

Encurte sua URL usando o Bit.ly

Os links permanentes também são importantes para o SEO do seu blog, porque o Google consegue entender sobre o que se trata o seu artigo. Por isso é recomendado criar uma estrutura de URL contendo as palavras-chave do seu post.

Mas muita das vezes esse link fica enorme, o que pode deixar sua bio do Instagram poluída e nada atrativa. Uma ótima dica é usar um encurtador que irá transformar seu link permanente em uma URL mais curta e agradável.

Por aqui nós usamos o Bit.ly que também permite que você use domínios próprios para encurtar.

O nosso domínio cadastrado lá é cfblog.co, então ao invés de colocar um link gigante na bio a gente coloca um link mais curto e atrativo, contendo a palavra-chave para identificar o que há no link.

Não: https://coreseflores.blog/como-divulgar-gerar-trafego-atrair-visitas-para-o-blog
Sim: https://cfblog.co/gerar-trafego

Chame seu seguidor para uma ação

As famosas Call to actions são importantíssimas para gerar cliques para o seu site. Isso porque não adianta criar uma legenda valiosa, mas não indicar que seu seguidor pode continuar lendo mais sobre o assunto no link que está na bio do seu perfil.

Sempre que ele precisar tomar essa ação, coloque ao final da legenda algo como ‘Link na bio‘. Simples e faz toda a diferença.

Isso também serve para seu Stories. Toda vez que publicar algo que você tenha disponibilizado o link na bio, convide-o para a ação.

Como gerar gerar tráfego através do Instagram


Recapitulando

Como gerar mais tráfego através do Instagram
  1. É preciso construir um feed que comunique realmente o que você trasmite com suas publicações. Isso fará com que você ganhe seguidores realmente interessados no assunto que você aborda;
  2. Interesse gera cliques;
  3. É importante usar imagens que vão fazer seu leitor parar de rolar o feed e prestar atenção no que você tem a dizer. Você pode usar palavras-chaves em suas fotos para captar a atenção do seu seguidor;
  4. As legendas precisam ser valiosas, a fim de fazer com que seu leitor tenha interesse em saber mais sobre o assunto que você está falando na sua publicação, por isso coloque as palavras-chave logo nas primeiras linhas da sua legenda;
  5. Ao final de cada publicação chame o seu leitor para a ação, informando-o que ele pode ler mais sobre o assunto no link que está na bio. Esse é um gatilho mental extremamente importante para usar no Instagram;
  6. Encurte sua URL para ela ser mais atrativa e gerar cliques, tentando usar a palavra-chave do conteúdo em cada link;

Leituras recomendadas
postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >