7 formas eficientes de mostrar conteúdo antigo para novos leitores
Blogosfera 23 de novembro, 2018

7 formas eficientes de mostrar conteúdo antigo para novos leitores

postado por

Dói no coração ver ser esquecido aquele seu post que você levou tanto tempo pra criar. Parece que as pessoas só interessam pelo seu ultimo post, porque só nele em que há interação. Depois de alguns dias parece que os posts antigos foram sendo esquecidos e não há mais cliques nele. Mas, poxa, deu tanto trabalho para fazer que ele merecia mais destaque, né?

Então como mostrar conteúdo antigo para novos leitores?

Creio que seu maior objetivo com o blog seja passar informação, seja ela de qualquer categoria. Então é importante para o crescimento do seu blog que seus novos leitores também chequem seus posts antigos, ou posts que de repente eles ainda não leram. Mas nem sempre é fácil fazer com que o leitor tenha interesse em clicar em outro post. Geralmente os posts relacionados resolve o problema, mas você pode mostrar mais conteúdos para o seu leitor sem parecer chato e sem encher seu blog de links e informações.

E aqui vou explicar 7 formas de fazer isso e ser mais feliz com seus posts antigos que, convenhamos, merecem ser vistos por novos visitantes também.

1. Coloque seus posts em resumo

Não queria te assustar dessa forma já que boa parte dos blogueiros ainda não sabem o bem que faz ter posts em resumo. Mas acredite: ter os posts resumidamente na página inicial ajuda muito que o leitor escaneei seu blog em busca de posts que sejam interessantes para ele.

Acontece que se, por exemplo, seus posts são sempre grandes e você gosta de 3 ou 4 posts em cada página, seu novo leitor precisará rolar muito o scroll pra poder ir lendo seus posts antigos. E de repente ele não se interessou muito por esse novo post, mas há chances de ele gostar do anterior. Mas mesmo assim ele é obrigado a rolar a página algumas vezes pra ver o post anterior. E o ser humano é preguiçoso, às vezes, sabe?

Então se você é um dos que usam posts completos com 3 ou 4 posts na página inicial, pode ser que os leitores não passem da segunda página. É sério, geralmente você passa da segunda página do Google?

Vamos usar o Google como exemplo. Se eles resolvessem colocar o post completo do resultados da sua busca, você clicaria em quantos links? E atualmente, você clica em quantos links? Ainda tendo os posts em resumo, você passa da segunda página dos resultados de busca do Google?

Tenha em mente que se esses são resultados das buscas então é porque é um assunto que lhe interessa. E ainda assim geralmente você não passa da segunda página.

Então repense sobre deixar seus posts num resumo, assim seu leitor pode passear melhor pelo seu blog e conhecer posts antigos. E se o leitor disser que tem preguiça de abrir post em resumo, acredite: ele só está no seu blog para deixar o link dele pra você visitar de volta. Leitor fiel não tem preguiça, porque ele ama seu conteúdo 😉

2. Organize suas categorias e tags

As tags e categorias guiam o leitor para um conteúdo que é relevante para eles.
Já fiz por aqui um post bem explicadinho sobre como deixar as categorias e as tags mais organizadas. Então use isso a seu favor.

Se ainda não leu sobre como organizar, por favor, tire um tempo pra ler porque de repente você não faz ideia de como elas são importantes para o leitor do seu blog.

Acontece que antigamente minhas categorias eram uma bagunça e eu nem usava tags porque eu achava bobagem usá-las. Até o dia em que eu entrei num blog sobre design que disponibilizava algumas ferramentas que eu estava precisando. Eu queria encontrar mais ferramentas como aquela, mas como eu faria?

Ai que eu captei a importância da categoria e das tags e como usar cada uma delas.

Tendo suas categorias bem estruturadas, você dá a chance do seu leitor de encontrar mais posts parecidos com esse em que ele está.

Mais importante ainda são as tags, já que ela específica o assunto do post. Então se ainda não tirou um tempo pra arrumar suas tags e categorias, faça isso hoje e use esse recurso para ajudar seus leitores a encontrarem o caminho para novos posts.

3. Mostre os posts populares para seu leitor

Se você não sabe como colocar manualmente os códigos de posts mais vistos, não se preocupe porque você acha facilmente um plugin que adiciona essa funcionalidade para você.

Mostrando os posts mais vistos, seu leitor vai ter a sensação de que se ele é o mais visto, deve ser muito bom mesmo. Então mesmo sem pensar muito ele vai clicar em algum.

4. Adicione (resumidamente, please) alguns posts na sua página ‘Sobre’

Eu contei aqui sobre como é importante que sua página ‘Sobre’ seja bem clara sobre o que você faz, para quem você escreve e como você gosta de ajudar seus leitores.

Aproveite essa página para incluir alguns dos seus posts favoritos, aqueles que você acha que seja importante que todos seus leitores leiam, sabe? Sei que pode ser difícil selecionar, mas tente pensar naquele post ‘Must Read’, aquele que seja extremamente importante para o seu público-alvo.

Você pode também colocar seus posts favoritos por categorias, mostrando um pouco sobre o que você faz. Por exemplo, selecionar uns 3 ou 4 posts para as categorias mais importantes e que façam sentido dentro da página ‘Sobre’.

Falou sobre seu amor por decoração? Que tal colocar alguns posts que demonstrem suas habilidades de DIY? Seu blog ajuda estudantes de Direito? Então por que não colocar alguns posts sobre curiosidades sobre a profissão ou posts que tenham informações úteis pra quem está começando?

5. Reposte nas redes sociais

É extremamente chato entrar no Facebook e ver 272729191727 posts da mesma página falando sobre o mesmo post. É até motivo para deslike na maioria dos casos.

Mas você pode abordar o assunto novamente sem parecer um mala.

Escolha uma imagem impactante junto com uma legenda irresistível e leve seu leitor a página de alguma tag do seu blog. Por exemplo, você escreve sobre culinária, então chame seus leitores para uma tag específica, como ‘Receitas para almoço de domingo’. Não esqueça de caprichar na legenda!

6. Slide de posts em destaque ao invés de posts recentes

Particularmente eu não vejo o menor sentido em colocar slider de posts recentes na página inicial se o seu blog tem o formato padrão (últimos posts na página inicial). Vejo sentido se for na página de posts (seu leitor não vai ter o trabalho de clicar em ‘inicial’ para ver outros posts recentes), mas na página inicial fica algo repetitivo.

Seu leitor já vai descer a página e ver esses mesmos posts. Se ele se interessar, não é colocando duas vezes um chamado para o post que vai fazê-lo clicar.

Então penso que você pode estar desperdiçando um espaço precioso no seu blog que é o cabeçalho. Aproveite esse espaço nobre (primeiro lugar que seu visitante olha quando entra) para inserir alguns posts que você considere interessantes.

Mantenha esse slider sempre atualizado para que seu leitor sempre tenha acesso a novas informações. Se tiver dificuldades de selecionar os posts, selecione um tema e insira os que tenham a ver com esse tema.

Ou então selecione um post de cada categoria para cada atualização do slide. Mas mantenha-o sempre atualizado com posts mais antigos e que seja relevante para o seu público-alvo.

Pine para não esquecer: 7 formas de mostrar conteúdo antigo para novos leitores

7. Insira links relacionados dentro do post

Isso ajuda muito, mas faça com moderação. Não encha seu post de links porque aí você terá o efeito reverso: ninguém clica.

Coloque o link de algum post que seja complementar ao que você está escrevendo, algum post que talvez possa ajudar seu leitor se ele ler o outro post também. Por exemplo, se seu post é sobre o delineador mara que você comprou, talvez seja interessante colocar em alguma abordagem o link para o post de como fazer o delineado perfeito. O importante é ter algum sentido para aquele link estar ali.

E você? Utiliza alguma técnica super boa que faz com que seus leitores novos alcancem posts antigos? Compartilhe aqui nos comentários, pode ajudar outras pessoas 😉

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >