Lar é onde você tá bem, o mundo é seu - Emicida - Outras palavras.
10 ferramentas essenciais para produção de conteúdo do seu blog
10 ferramentas essenciais para produção de conteúdo do seu blog
Produção de conteúdo

10 ferramentas essenciais para produção de conteúdo do seu blog

Publicado em
26 de fevereiro de 2019
Escrito por

Criar conteúdo relevante é importante, mas ao contrário do que se pensa não basta apenas escrever e publicar. Há outras métodos que são essenciais para que seu blog alcance o sucesso e o que seria de nós se não fosse a tecnologia para colaborar, não é?

Por isso hoje eu trouxe 10 ferramentas que vão te ajudar (e muito) na hora de criar e produzir o seu conteúdo.

1. Encontre palavras-chave com o Ubersuggest

Usar palavras-chave no seu blog é essencial para um bom planejamento de SEO, ou seja, para que seu conteúdo esteja sempre nos primeiros resultado de buscas do Google.

E para isso você precisa saber o que as pessoas estão procurando. Então é para isso que serve essa ferramenta maravilhosa de marketing digital.

Ferramentas para produção de conteúdo: Ubersuggest

Ela te mostra sugestões de palavras-chave de acordo com o seu nicho, além de mostrar outras informações como sugestões de palavras e volume de buscas por ela no período de um mês.

Usando essa ferramenta de forma estratégica para melhorar as práticas de SEO você consegue aumentar o tráfego orgânico do seu blog.

2. Não esqueça nada com o Google Keep

Essa também é uma ferramenta para anotações, mas eu costumo usá-la quando é alguma anotação rápida ou para checklist, sem ter necessidade de criar um caderno no Evernote apenas para isso.

Visão geral do Google Keep

A ideia do Google Keep é representar um quadro de recados com post-its que você pode acessar rapidamente para anotar algo que lembrou e não pode esquecer.

Nós fizemos um tutorial completo aqui de como você pode usá-lo no seu dia a dia com o seu blog, mas para te explicar de uma forma geral, ele é muito prático para anotar coisas rápidas, como:

  • Ideias de títulos para um artigo
  • Lembrete de uma tarefa que precisa ser feita em breve, com urgência
  • Salvar links que você quer ver depois
  • Fazer checklists
  • Salvar grupos de hashtags para o Instagram
  • Frases motivadoras
  • Informação de algo que você não quer perder como um e-mail, telefone, nome, etc.
  • Novas ideias de conteúdo para o blog como uma nova categoria ou uma nova série de posts

Etc. Ele também tem aplicativo o que facilita bastante para acessar quando estiver na rua e tiver uma ideia incrível.

O mais legal, também, é que é possível marcar cada anotação com uma etiqueta, sendo mais fácil organizar e achar o que você precisa.

Usando o Evernote + o Google Keep você consegue criar um banco de ideias incrível para o seu blog, fazendo com que dificilmente falte assunto para publicar.

3. Crie um calendário Editorial com o Trello

Essa é uma outra ferramenta super útil para você planejar o conteúdo do seu blog.

Ter um calendário editorial é importante para:

  • Saber o que irá e publicar e quando;
  • Se preparar e reservar um dia na sua agenda para escrever mais artigos;
  • Criar conteúdos para mídias sociais de acordo com o que está sendo publicado no blog;
  • Verificar se a frequência de posts está sendo boa assim como a variedade de categorias.

Nós também já fizemos um passo a passo completo de como criar um calendário editorial, mas para você entender melhor o Trello funciona utilizando o método Kanban que nada mais é do que criar listas que geralmente são ‘Para fazer‘, ‘Fazendo‘ e ‘Feito‘, e então colocar suas tarefas (que no caso são seus posts) nessas listas de acordo com o progresso do seu projeto.

Quando você cadastra uma data de prazo para cada tarefa (que será a data da publicação do seu artigo), o Trello te mostra um calendário para você visualizar melhor como está o planejamento do seu projeto criando, então, um calendário editorial.

Calendário Editorial feito no Trello

Visualização de um Calendário Editorial no Trello

Outro ponto legal é que você também consegue colocar etiquetas (que pode ser a categoria) em cada post o que irá resultar em uma barra com cores diferentes para cada uma, ajudando a saber se a variedade de categorias está sendo boa dentro daquele do mês.

Se está perdida não se preocupe! Temos um guia completo:

4. Planeje o seu feed do Instagram com o Planoly

Como dito acima, suas mídias sociais precisam estar alinhadas com o que você publica no seu blog para que haja uma conversa legal entre seus meios de comunicação.

Por isso é importante criar uma planejamento também para o Instagram e é justamente isso que o Planoly faz.

Planeje seu feed com o Planoly

Com ele você consegue:

  • Planejar o feed para ficar harmonioso
  • Agendar publicações (ele irá te avisar quando estiver na hora de publicar)
  • Enviar imagens diretamente pelo computador
  • Criar grupos de hashtags, não sendo necessário escrever tudo novamente em cada publicação
  • Caso você autorize, ele postará as publicações agendadas automaticamente
  • Planejar seus Stories
  • Visualizar um calendário de publicações
  • Ver estatísticas de comentários e curtidas
Leituras recomendadas

Tudo isso de graça, minhas amigas! <3 Claro que a conta free tem limitações, mas a única que realmente faz diferença é a quantidade de envios de fotos por mês que é de 30. Mais informações sbre os planos você pode ver aqui.

5. Use o banco de imagens gratuitos

As imagens são importantes para o blog porque com elas seu blog também pode ser encontrado no Google Imagens e ela ilustra muito bem o conteúdo que você está publicando.

É preciso ter alguns cuidados na forma como você insere as imagens no seu blog, por isso fizemos um tutorial completo te explicando como você pode otimizá-las para que você tenha sucesso usando imagens.

Banco de Imagem Kaboom

Usar fotos de alta qualidade é essencial para transmitir confiança para o seu público

Mas outro ponto importante é usar sempre imagens de alta qualidade para refletir o conteúdo que você publica. Ninguém gosta de entrar em um site com imagens pixeladas ou pequenas demais.

Por isso se você não tem como fotografar para ilustrar seus posts, então uma ótima ideia é utilizar banco de imagens gratuitos que são sites que disponibilizam imagens de altissima qualidade para você usar onde quiser!

Aqui estão os banco de imagens que amamos:

  1. Unsplash
  2. Kaboompics
  3. Pexels
  4. Pixabay
  5. Gratisography

6. Comprima suas imagens com o ImageCompressor

As imagens fazem parte do conteúdo do seu blog e, provavelmente, do layout também. Para que um leitor não saia sem ler o que você produziu, aumentando a taxa de rejeição do Google Analytics, é preciso ter um extremo cuidado com as imagens que você coloca em seus textos.

Além de ela precisar ser otimizada para SEO, o que nós explicamos tudo aqui, o ideal é que ela seja comprimida. Ou seja, que os pixels dela sejam reduzidos o máximo que puder.

Não se preocupe, comprimir uma imagem não irá afetar sua aparência (ela não ficará parecendo imagem com baixa resolução), irá apenas ter um impacto na velocidade de carregamento porque uma imagem de 3MB pode ser comprimida e passar a ter 1MB.

Image Compressor pode reduzir o tamanho das suas imagens

Image Compressor em ação

Essa questão pode ser resolvida facilmente em programas de edição de imagem, mas caso você prefira usar os banco de imagens que sugerimos acima, então essa ferramenta é uma ótima ideia porque geralmente as imagens dos bancos de imagens vem em tamanhos extremamente grandes.

Então primeiro você pode usar o Resize Image para diminuir as dimensões e, então, comprimir usando o Image Compressor.

Tenha esse site no favoritos do seu navegador e lembre sempre de reduzir o tamanho das imagens para que não comprometa a velocidade do carregamento do seu blog.

7. Encurte seus links com o Bitly

O Bit.ly é um encurtador de links e ótimo para rastrear cliques.

Ele funciona assim: você cadastra a URL que você quer e então ele gera uma outra URL mais curta para você, sendo possível, ainda, saber quantos cliques cada URL teve e de onde vieram.

Ferramenta para produção de conteúdo: Bit.Ly

Painel que mostra o relatório de uma URL no Bit.Ly

Essa ferramenta é ótima para mensurar quantos cliques cada publicação teve em todos os seus meios de comunicação.

Então se você tem um e-book, por exemplo, e vai divulgar ele no seu Canal no Youtube, na Bio do Instagram e no Facebook é possível cadastrar essa URL do seu E-book e saber quantos cliques você teve e de onde partiram, além de ser mais apresentável um link mais curto do que ‘diariodajoaninha.com.br/wp-content/2019/ebooks/meuprimeiroebook.pdf’.

É importante saber que todos os links terão no domínio o prefixo do bit.ly, mas saiba que se você comprar um domínio curto você poderá usar para ficar ainda mais personalizado.

Quando você cadastra o seu domínio todos os links terão esse domínio como prefixo. Nós compramos o cfblog.co, então todos os nosso encurtadores terão esse prefixo (por exemplo, cfblog.co/rotina-produtiva).

8. Crie gráficos incríveis com o Canva

Mesmo sendo Designer Gráfica, desde que conheci o Canva eu faço propaganda dele porque acho que é uma ideia incrível para quem não entende de Design e não tem um programa para criar banners.

Se você nunca ouviu falar, ele é isso mesmo que eu disse: você pode criar banners a partir de templates que a própria plataforma te oferece.

Ferramentas para produção de conteúdo: Canva

Além disso, eles estão sempre atualizados em relação ao tamanho das imagens de cada mídia digital. Então se você quer fazer uma imagem para o Instagram, por exemplo, lá tem o tamanho exato que você precisa para que seu banner fique incrível.

Você é totalmente livre para alterar cores e fontes, acrescentar gráficos e mudar as frases. Mas como a maioria das ferramentas, ela também tem a versão para que te oferece mais recursos e imagens.

Mas mesmo que você não possa pagar, a versão gratuita já ótima para te ajudar.

9. Faça rascunhos com o Evernote

Se você já conhece a gente, sabe que indicamos bastante o Evernote por aqui. Acontece que ele serve para várias coisas e também é muito útil para a produção do conteúdo do seu blog.

Visão geral do Evernote

Visão Geral do Evernote

Caso não conheça, ele é uma ferramenta para anotações e, além disso, você pode organizar tudo lá dentro através de cadernos. Ou seja, você pode criar um caderno para cada categoria do seu blog, por exemplo, e arquivar cada nota em seu devido lugar.

Também temos outras sugestões de cadernos:

  • Ideias de legendas para o Instagram
  • Conteúdos para sua lista de e-mail
  • Rascunhos de posts para o blog
  • Ideias de série de posts ou vídeos
  • Projetos futuros para o seu negócio online (blog/canal/loja)
9 ferramentas essenciais para produção de conteúdo

O melhor é que você pode acessar essas notas de qualquer lugar, basta ter o aplicativo instalado no dispositivo que você deseja usar ou acessar diretamente o site do Evernote.

Outra ponto importante é que ele também tem programa para computador, o que facilita quando você estiver sem internet e quiser escrever. Depois ele vai sincronizar automaticamente com tudo que estiver online.

Quando conheci o Evernote ele era uma plataforma bem simples, mas eles estão se tornando referência quando o assunto é fazer anotações online. Tanto que eles criaram uma biblioteca com vários templates que você pode usar gratuitamente.

Lá tem calendário, visão geral de projeto, diário de estress pessoal… É muita coisa que pode te ajudar, inclusive, em outras áreas da sua vida.

Leituras recomendadas

Para acessar a biblioteca, sempre que você for escrever uma nota irá aparecer um botão escrito ‘Modelo’ dentro da própria nota. Basta clicar nele que irá aparecer a seguinte tela:

Galeria de templates do Evernote

Essa é a galeria de templates do Evernote. Maravilhosa, né? Clique para ver maior!

Ele é bem útil para quando você tiver uma ideia na rua ou longe do computador e então acessar pelo celular e escrever rapidamente para não perder a ideia.

Ou também para quando estiver assistindo algum vídeo e quiser fazer suas anotações.

Enfim, dá para fazer bastante coisa com o Evernote, basta usar a criatividade e usar a ferramenta da melhor forma.


Coloque o link dessas ferramentas no seus favoritos para acessar sempre que for criar um conteúdo, pois elas tornarão sua vida de blogueira muito mais fácil!

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Mirian em 12 de março de 2019

    Achei o conteúdo maravilhoso, com muita informação para quem está começando a criar um blog. Obrigada!



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades