Qual o segredo para realizar coisas e tirar projetos do papel?
Empreendedorismo 6 de março, 2019

Qual o segredo para realizar coisas e tirar projetos do papel?

postado por

Ter sonhos pode ser um combustível para a vida. E muitas das vezes esses sonhos são ideias maravilhosas que podem impactar a sociedade de uma forma muito positiva (como a ação ‘Que ônibus passa aqui?” que foram criados cartazes e colados nos pontos de ônibus onde as pessoas escrevem de forma colaborativa quais ônibus elas sabem que passam naquele ponto para ajudar outras pessoas).

Só que ainda hoje muitas pessoas tem dificuldades de tirar as ideias do papel para, enfim, realizá-las.

Se isso acontece com você, espero que saiba que isso mais normal do que se imagina e é por isso que eu vou listar 4 pensamentos das pessoas que estão sempre realizando coisas.

1. Para tirar as ideias do papel é preciso focar

É comum ter várias ideias ao mesmo tempo e querer realizá-las todas de uma vez. Seria maravilhoso se isso fosse realmente possível.

Já falamos por aqui que ser multitarefas é muito prejudicial para a produtividade porque a gente acha que está adiantando alguma coisa, mas na verdade estamos atrasando tudo. E há altas chances de nada sair 100% como deveria ser.

Como tirar suas ideias do papel

Escolha uma ideia e foque somente nela.

Isso quer dizer que tudo bem ter muitas ideias, mas você precisa escolher uma delas para colocar em prática e colocar todas as suas energias nela até finalizar.

Fazendo dessa forma funcionará bem mais do que, por exemplo, ao mesmo tempo que você quer criar um canal no Youtube (e precisa aprender a lidar com programas de edição de vídeo, estudar SEO para Youtube, encontrar recursos para te ajudar a editar etc.) você deseja abrir uma loja para vender produtos digitais (tendo que criar os próprios produtos, montar a loja virtual, lidar com contabilidade etc.)

Aqui não estamos falando que, seguindo o exemplo, você não pode ter uma loja e um canal no Youtube ao mesmo tempo; a ideia é você entender que primeiro você deve escolher um dos dois e focar para que dê certo, e as coisas funcionem para você.

Depois você foca na outra ideia, quando a primeira já estiver totalmente completa e você já tem tudo automatizado e plenajeado para continuar funcionando.

Escolha uma ideia e dê prioridade a ela, depositando suas energias para que ela saia do papel.

2. As ideias saem do papel quando há planejamento

Os planos só funcionam de verdade quando há planejamento. Entender o que sua ideia precisa para se realizar e como você pode chegar lá é o ponto-chave.

Como tirar suas ideias do papel

Planeje cada etapa da sua ideia para que ela funcione

Uma pessoa que está sempre realizando coisas ela não é impulsiva a ponto de sair fazendo o que dá na telha, esperando resultados positivos. Pode até dar certo, mas não é o ideal.

Se você tem a ideia de montar um negócio online, entrar num site e comprar domínio e hospedagem para essa loja pode ser sinônimo de dinheiro perdido a curto prazo porque se você não sabe o que fazer depois de comprar o domínio e hospedagem (porque você não se planejou) provavelmente sua loja virtual ficará parada por um tempo até você decidir o que fazer.

Primeiro é preciso listar todas as etapas para algo se concretizar, depois é necessário dar prioridades a essas etapas e então começar a botar a mão na massa, ajustando sempre quando for necessário.

Depois que definir qual ideia colocará em prática, planeje cada etapa que irá fazer com que você realize o que você deseja.

3. Uma ideia saí do papel quando ela é simplificada

Temos a tendência de acreditar que uma ideia só é boa quando ela é mirabolante, que precisou de muito tempo de estudo e dedicação para que ela fosse concretizada. E não é bem assim.

Uma ótima dica para quem deseja tirar suas ideias do papel é refinar cada ponto do seu projeto.

O que é prioridade, a essência da sua ideia? Isso fica.

Como tirar ideias do papel

Encontre a essência da sua ideia e refine seu projeto com que realmente importa

O que não é tão importante assim, que não irá fazer diferença e não impede de sua ideia sair do papel? Anote para para que você implemente depois.

Eu só consegui colocar a Cores & Flores no ar quando eu decidi colocar o blog no ar o mais simples que eu poderia e me dei tempo para que, aos poucos, eu pudesse acrescentar as coisas que eu queria desde o começo.

Como tirar suas ideias do papel

4. A ideia só irá sair do papel quando o perfeccionismo for deixado de lado

A vontade de que tudo saia perfeito paralisa a execução de um projeto, e esse pode ser o maior inimigo das pessoas que querem realizar coisas.

É preciso abandonar o perfeccionismo para entender que uma boa ideia não precisa sair do papel exatamente como você imagina. Ela só precisa funcionar.

Tudo bem que no seu modelo ideal de negócio há vários detalhes que o deixam diferente dos outros. Mas volte ao tópico anterior: como você pode simplificar, inicialmente, para que você apenas execute?

Entenda que concretizar uma ideia não significa que ela vai permanecer naquele estado pelo resto da vida. Com o tempo você pode polir, refinar e ajustar para que ela fique conforme você imaginou.

Tudo que você deve fazer é começar.


Conclusão

Tirar as ideias do papel basta apenas planejar, reunir recursos e começar. E, acredite, quando você pegar o jeito de realizar coisas pode ser um caminho sem volta porque é realmente viciante!

Qual são suas ideias? Deixe nos comentários que vou amar saber!

Leiturar recomendadas
postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >