6 dicas poderosas para aumentar sua produtividade ao trabalhar em casa
Produtividade , Trabalhar em Casa 1 de março, 2019

6 dicas poderosas para aumentar sua produtividade ao trabalhar em casa

postado por

Trabalhar em casa tem seu lado bom que é ter liberdade para criar sua rotina e conseguir realizar tudo o que deseja. Mas para que tudo realmente dê certo é preciso adotar alguns hábitos que irão te ajudar a aumentar a produtividade e seus dias irão render ainda mais.

No começo pode parecer difícil, mas com o tempo você vai entender que trabalhar em casa também exige mudanças na sua vida para que tudo funcione.

1. Para ter um dia produtivo em casa é preciso planejar sua rotina

Ter liberdade para fazer o que quiser na hora que desejar não significa executar suas tarefas na hora que bem entender.

Não ter uma semana planejada poderá fazer com que seus dias não rendam e você tenha a sensação de que seu trabalho está estagnado (e pode realmente estar porque se não há planejamento você não consegue visualizar o progresso das coisas que anda fazendo).

Agora que você trabalha em casa é preciso saber lidar com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, além de aprender a separar a sua vida pessoal da profissional e estabelecer limites para que tudo não vire uma bagunça.

Por isso criar uma rotina produtiva é ideal para que você possa analisar quando e o que você fará nos próximos dias para te dar bons resultados, seja nas tarefas domésticas quanto no seu negócio online.

2. Evite o esgotamento mental

Ninguém nesse mundo consegue trabalhar cansado, e isso inclui o campo das ideias.

É preciso cuidar da sua saúde mental para que as coisas fluam e você consiga criar e ter um dia produtivo em casa.

Leituras recomendadas

Por isso, ao trabalhar em casa, encontre maneiras de evitar que você se esgote mentalmente.

Algumas dicas:

  • O planejamento da sua semana irá te ajudar a não sobrecarregar sua mente, já que você terá tudo anotado do que precisa fazer e quando;
  • Saiba dizer “não” a convites inesperados no seu horário de trabalho.
  • Converse com seus amigos e familiares para que eles entendam que enquanto você está no home office você está trabalhando e gostaria de não ser interrompido (apenas se for urgente);
  • Tenha seus pequenos momentos de relaxamento para descansar sua mente e organizar suas ideias;
  • Evite o trabalho em excesso. Tenha horário para começar e finalizar seus afazeres profissionais;
  • Praticar algum exercício físico é uma ótima maneira de relaxar e começar o dia com mais disposição.

3. Para seu dia ser produtivo em casa, crie o hábito de acordar cedo

Sabemos que nem sempre é fácil já que não tem outra pessoa que te cobre para chegar no trabalho em um determinado horário.

Trabalhar em casa significa que você é sua própria chefe, então é preciso ter disciplina para seguir uma rotina que irá aumentar sua produtividade.

Quando o hábito de acordar cedo é inserido na sua rotina você sentirá que está com mais disposição, além de ter mais tempo para finalizar tudo o que você deseja.

6 dicas para aumentar a produtividade se você trabalha em casa

Já levou em consideração o que você poderia fazer nas horas que você irá ganhar ao acordar mais cedo?

Para que você não sofra ao mudar esse hábito, é preciso que você mude aos poucos. Por isso já fizemos um conteúdo com estratégias infalíveis que vão te ajudar a sair da cama mais cedo de forma mais leve e que você sentirá a diferença em poucos dias.

4. Para um dia produtivo é preciso encontrar formas de se manter com energia

Se seu trabalho é todo digital então é muito provável que ao longo do dia você sinta que está perdendo as energias, ficando sonolenta. Isso acontece porque está sentada há muito tempo. Mas saiba que há formas de ‘despertar’ o corpo para continuar seus afazeres sem sentir sono.

Hidrate-se: Muitas pessoas não sabem que a desidratação causa sonolência. Por isso tome um copo de água de hora em hora, mantendo a energia e sua saúde em dia.

Tome um banho: É uma ótima forma de acordar seu corpo depois de muito tempo sentada.

Faça alongamento: Além de fazer super bem fisicamente, alongar-se durante o dia irá fazer com que seu corpo desperte e você não se sinta sonolenta.

Trabalhe de um local iluminado: Abra as cortinas ou deixe as luzes acesas para seu cérebro entender que é dia.

Pegue um pouco de sol: Se você trabalha de um local que não bate sol, experimente ir na rua ou mesmo na varanda pegar o sol da manhã. Você verá como fará uma diferença enorme no seu dia.

Tome um chá gelado ou café: O chá gelado faz com seu corpo desperte e o café, como sabemos, tem cafeína o que é ótimo para trazer a energia de volta.

Alterne suas tarefas: Ao planejar sua rotina tente alternar os afazeres no computador com outras tarefas longe dele. Só de levantar um pouco e fazer outras coisas que não seja olhando para a tela você consegue despertar mais.

5. Vista-se adequadamente ao trabalhar em casa

A tentação é muito grande de acordar e ir trabalhar com a roupa de dormir. Mas para que você tenha dias mais produtivos é preciso abandonar esse mau hábito.

Trocar de roupa para ir trabalhar mesmo sendo em casa é importante para seu cérebro entender que agora você está trabalhando e não apenas em casa de bobeira.

Como aumentar a produtividade ao trabalhar em casa

Ao trabalhar em casa, vista-se com uma roupa confortável para aumentar a produtividade

É uma dica simples, mas que fará muita diferença.

Outro ponto para levar em consideração é que você não precisa colocar terninho e usar salto. Aqui estamos falando apenas de tirar o pijamas e colocar uma roupa mais confortável, que fará com que você se sinta bem e entenda que seu dia já começou.

6. Evite a procrastinação e mantenha a motivação para ter um dia mais produtivo

Pior inimigo de quem trabalha em casa é a procrastinação, ou seja, o hábito de deixar coisas importantes para depois.

Quando você é dona do seu próprio negócio a sua renda e progresso de projetos dependem exclusivamente de você, e ao deixar para depois você está desperdiçando tempo e perdendo dinheiro.

6 dicas para ser mais produtiva trabalhando em casa

A procrastinação pode fazer com que você perca a motivação para continuar trabalhando e isso é extremamente prejudicial tanto para o seu empreendimento quanto para a realização pessoal.

Por isso é preciso encontrar formas de se manter motivada no seu espaço de trabalho em casa e evitar a procrastinação, conseguindo produzindo mais e melhor.

Conclusão

Trabalhar em casa é realmente maravilhoso para economizar e ter liberdade para criar uma rotina que você se adeque melhor. Mas é importante para o seu negócio que você tenha bons hábitos para conseguir produzir mais e melhor, fazendo com que tudo saia conforme você deseja.

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >