A vida é curta demais para ser pequena - Benjamin Disraeli.
Como acordar mais cedo e com disposição para ter um dia produtivo
Como acordar mais cedo e com disposição para ter um dia produtivo
Saúde e Bem-estar

Como acordar mais cedo e com disposição para ter um dia produtivo

Publicado em
30 de janeiro de 2019
Escrito por

Parece que as horas do dia passam muito rápido e você gostaria de mais tempo para realizar tudo o que deseja? Talvez a solução para isso seja acordar mais cedo e planejar todos os dias da sua semana.

A gente sabe que acordar cedo nem sempre é fácil, ainda mais para quem trabalha em casa. Mas acredite: esse hábito pode mudar e muito sua vida para melhor. Isso porque nós, ser humanos, costumamos ser mais produtivos pela manhã e todas as nossas escolhas feitas no início do dia irão refletir à noite, no seu sono.

Se você acorda se sentindo cansado, pula o café da manhã porque acordou quase na hora do almoço, e continua sem disposição para trabalhar, provavelmente seu dia não vai ser produtivo nem saudável. Sentindo-se cansado acho improvável que você consiga realizar tudo o que você precisa com a eficácia necessária.

Ao acordar cedo, você tem mais tempo e disposição para ter um dia incrível

Acordar cedo te faz ter mais disposição durante e dia e ainda sobra mais tempo para fazer as coisas que você quer.

Uma pessoa com esses hábitos acima é uma pessoa muito diferente daquela que acorda cedo, consegue tomar seu café com calma, realiza suas tarefas e, ao final do dia, tem aquela ótima sensação de que seu dia rendeu bastante, e que as coisas estão fluindo conforme planejado para que lá na frente suas metas e sonhos sejam realizados.

É por isso que aqui costumamos falar bastante sobre produtividade, porque queremos que você consiga seguir em frente, realizando suas metas e sendo o mais produtiva possível.

Então nesse post trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a acordar cedo e ter mais disposição para conseguir criar uma rotina de pessoas que realizam coisas.

Para seu dia ser mais produtivo é preciso planejamento

Antes de tudo é preciso entender que para conseguir produzir mais e melhor é essencial haver planejamento de todas as metas que você deseja concluir.

Por isso é importante preencher cada hora do seu tempo com uma tarefa diferente para que no final você tenha executado tudo que definiu para aquele dia.

Se está perdida e não sabe como fazer isso, a gente criou um super guia para você montar uma rotina bem produtiva e mudar sua vida!

A mudança de mentalidade é o que irá fazer você entender que cada pequenas tarefas importam para que você consiga concluir as suas metas e objetivos. Quando você planeja seu dia você acorda com mais disposição porque você sabe exatamente o que precisa ser feito para que tudo dê certo.

Acorde com mais disposição ao focar nas suas metas

Mas para planejar você precisa ter metas bem claras para construir um plano de ação eficaz que vai te ajudar a chegar aonde você quer.

Tenha bem claro para você quais são suas metas e então crie pequenas tarefas no dia a dia para que você consiga realizá-las.

Lembre-se das suas metas, seja criando um quadro de inspirações (com imagens do que você quer realizar) ou então estando sempre em contato com pessoas que tenham o mesmo objetivo que você.

É importante sempre lembrar do que você deseja realizar, porque assim você acorda com mais vontade, louca para colocar em prática aquelas tarefas que irão te ajudar a realizar o que você deseja.

Acordar cedo precisa ser um hábito

Se você abriu este post, então acredito que esteja realmente com interesse em acordar cedo para ter mais disposição e, então, ter um dia produtivo. Mas para que a mudança realmente aconteça, você precisa mudar primeiro sua mentalidade.

Ao invés de se lamentar dizendo ‘Ah, mas acordar cedo é tão ruim‘ ou ‘Vou tentar‘, diga para você mesma ‘Amanhã vou acordar cedo‘ e pronto. Não é invenção quando dizem que a mente tem poder. Se você começar com o pensamento positivo, você já está criando uma diposição para realizar o que você deseja, e esse é um ótimo caminho.

Então troque o ‘Vou tentar‘ por ‘Vou conseguir‘ e mantenha-se firme a isso.

Cuide do seu sono

Pode não parecer, mas a melhor sugestão para ter um ótimo dia começa na noite anterior. Dormir cedo é importante para que você consiga acordar bem no dia seguinte, isso porque nosso corpo precisa de um tempo para conseguir relaxar totalmente.

Para que você consiga desacelerar é preciso mostrar ao corpo que está na hora de dormir. Você consegue fazer isso lendo um livro, ouvindo uma música ou algo que te faça esquecer os problemas, porque lembrar-se deles acaba ‘acordando’ a mente e fica cada vez mais difícil dormir.

Dica: Já tentou fazer meditação? Ela tem muitos benefícios, inclusive para mentes ansiosas, e vai te ajudar a conseguir dormir mais cedo. Tente. Tem vários aplicativos disponíveis com boas instruções para iniciantes.

Se você costuma dormir lá para 1h da manhã, faça um teste. Tire um dia para dormir mais cedo, mais ou menos 22h. Perceba como você vai acordar se sentindo menos cansada e com disposição no dia seguinte.

É claro que todos têm uma rotina diferente e nem sempre é possível dormir tão cedo porque pode ser que só tenhamos a noite para fazer tarefas domésticas. Mas muitas das vezes essa mudança só requer um melhor planejamento do dia, criando listas de prioridades e entendendo melhor qual poderia ser um horário para fazer essas tarefas que você faz à noite.

Mas se você só vai dormir tarde porque quer ficar mais tempo rolando o feed, te aconselho a parar com isso hoje se você quer ter um dia com mais disposição amanhã.

Chá de camomila

Se você é uma pessoa ansiosa e/ou costuma ter insônia, esse pode ser um ótimo calmante natural. Ele tem ativos na composição que ajudam a gente a relaxar, e ter uma ótima noite de sono é importantíssimo para que você consiga acordar com disposição no dia que se segue.

Dicas para trabalhar em casa

O chá de Camomila é ótimo para te ajudar a dormir.

O melhor é que é barato e fácil de achar, então experimente e perceba que ele vai fazer uma diferença enorme no seu sono.

Crie expectativas para o dia seguinte

O que você pensa antes de dormir geralmente é o que você lembra quando acorda. Pode reparar em datas especiais, por exemplo.

Quando é véspera de uma viagem incrível, você dorme e acorda pensando nisso. Então antes de deitar, crie expectativas para as tarefas importantes do dia seguinte, entendendo que elas são primordias para que sua vida faça sentido.

Beba água

Sabia que a desidratação pode ser a causa da falta de energia?
Por isso é recomendado tomar água antes de dormir (para evitar ficar desidratado durante o sono) e ao acordar (para despertar o corpo).

Desligue sua conexão com o mundo

Sua mente precisa relaxar antes de dormir e isso é basicamente impossível com a tempestade de informações que a TV e internet trazem.

Desligue seus aparelhos e tente ouvir uma música calma ou então ler um livro leve para que, aos poucos, seu corpo vá adormecendo. Isso fará uma enorme diferença na qualidade do seu sono, porque você dormirá mais cedo e com a mente mais leve, sem uma enxurrada de sentimentos que algumas publicações do Facebook podem te trazer.

Se prepare para dormir

Isso quer dizer que você deve ter o autocuidado de ir mostrando para o seu corpo que já está na hora de dormir.

Tome um banho gostoso, passe hidrante no corpo, arrume sua cama e feche as cortinas. Você verá que algumas atitudes de autocuidados irão fazer diferença no seu bem-estar, refletindo diretamente na qualidade do seu sono.

Mude o hábito aos poucos

Para você conseguir mudar um hábito, a mudança precisa ser gradativa e, se possível, sem trazer sentimentos ruins.

Se você acorda 9h30 todo dia, muito provavelmente você não conseguirá acordar e levantar às 7h na primeira vez que tentar sair cedo da cama. Uma boa dica é tentar mudar esse hábito aos poucos para que você não sofra e, assim, consiga acordar melhor nos próximos dias.

Coloque o despertador para tocar 30min mais cedo a cada 3 dias para que seu corpo se acostume gradativamente à nova rotina.

Coloque o despertador longe da cama

Ter o despertador por perto fará com que você coloque no modo soneca facilmente.

Para evitar isso, tenha o hábito de deixá-lo longe da cama porque dessa forma você precisa levantar para desligar e aí já um ótimo caminho para se manter de pé.

Faça exercícios físicos

Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa. Aqui não estamos falando para frequentar academias ou fazer crossfit (se você gosta e tem vontade, vai em frente!), mas qualquer coisa que movimente o corpo: caminhada, natação, andar de bicicleta etc.

Sedentarismo é um problema sério (que pode até matar) ainda mais para pessoas que trabalham em casa. Entenda mais sobre os maiores inimigos de quem faz home office e como aprendi a lidar com eles para ter uma vida mais saudável.

Mulher fazendo yoga, que é um ótimo exercício para dormir

Yoga pode ser um exelente exercício para te ajudar a dormir, além de caminhada e alongamento.

Faça isso pela manhã e você notará uma grande diferença no seu dia. Além de conseguir ter mais disposição para seus afazeres do dia a dia, você também vai ter uma ótima noite de sono, isso porque seu corpo ficará cansado e relaxará com mais facilidade.

Alongue-se ao acordar

Ter esse hábito pode funcionar tanto para trazer disposição, quanto para evitar dores nas costas ou pelo corpo se o seu trabalho exige que você fique muito tempo sentada.

Quando você movimenta o corpo, seu cerébro percebe que você está despertando para um novo dia e você notará uma enorme diferença depois do alongamento.

Não é algo que demore muito. Uns 3 a 5 minutos de alongamento são suficientes para que você perceba uma grande melhora na sua disposição diária.
Para te ajudar nisso, a variedade de apps com instrução de alongamento são enormes, baixe um hoje e experimente!

Dica: você pode fazer Yoga também! Se perto da sua tiver uma academia ou um estúdio que ofereça aulas, ótimo! Se não, também existem ótimos aplicativos com instruções para iniciantes.

Dicas para acordar cedo e ter um dia produtivo

Já deixe tudo preparado no dia anterior

Nos primeiros dias é importante que você evite pensar muito assim que acordar.

Por isso você pode deixar tudo arrumado na noite anterior para ter um dia incrível. Decidiu fazer caminhada? Já deixe sua roupa separada, próximo a cama. O café da manhã? Decida o que irá fazer previamente. Precisa ir ao mercado? Já faça a lista antes de dormir.

Quando você deixa tudo pronto, você não perde tempo refletindo se realmente vale à pena sair da cama cedo ou não. Você só faz e quando der conta, já está partindo para uma próxima tarefa.

Não pule o café da manhã

Além de não ser saudável, o café da manhã irá te dar a energia que você precisa para ser produtiva até o horário do almoço, e também fará seu corpo despertar ao fazer a digestão.

Então esse momento precisa ser fixo na sua agenda para que você consiga realizar suas tarefas.

Conclusão

Dormir cedo para amanhecer com disposição não é nenhum bicho de sete cabeças, basta criar esse hábito.

Você já levou em conta as horas que você terá a mais no final dia ao acordar mais cedo?

Talvez você consiga finalizar com antecedência tudo que precisa, e ainda dará tempo de assistir aquele filme que você queria há tempos, ou até mesmo adiantar alguma tarefa de outro dia.

Por isso seja firme e comece a criar o hábito de acordar mais cedo hoje mesmo para que você comece a ter dias cada vez mais produtivos, realizando todas as coisas que você deseja.

Leituras recomendadas
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Thifany Santos Lopes em 18 de abril de 2019

    Vou começar colocar em prática amanha. Faço as coisas mais demoro muito eu acabo entrando pela madrugada fazendo porque acordo muito tarde.



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades