Como <i>manter a motivação</i> para concluir suas metas e sonhos
Para Florescer 1 de fevereiro, 2019

Como manter a motivação para concluir suas metas e sonhos

postado por

Ter sonhos e metas é incrível porque é o que mantém o ser humano em movimento. Saber que você está indo em direção a algo que você quer muito pode ser o combustível da sua vida.

Mas como boa parte das coisas em nossa vida, o processo pode ser nada fácil, transformando aquela motivação em desânimo. O que fazer para que isso não aconteça e você permaneça firme e forte até conseguir tudo o que deseja?

Trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a sempre ter gás para concluir cada etapa do seu plano de ação.

Cerque-se de frases e pessoas positivas

Muitas pessoas não sabem o poder que as frases positivas têm em suas vidas.

Tudo que está em nossa volta faz muita diferença para o que você pensa e faz. Pode reparar que ao estar próxima a pessoas que reclamam de tudo, brigam por pouca coisa ou têm atitudes pessimistas, você tende a absorver isso. O mesmo efeito acontece quando você se rodeia de frases motivacionais em lugares que você tem acesso todo dia.

Monte um painel de inspirações com frases positivas e imagens do que você deseja realizar

Monte um painel de inspirações com frases positivas e imagens do que você deseja realizar

Por isso, sempre que puder esteja próxima a pessoas positivas, que te dêem aquela inspiração que você precisa e, também, acrescente frases motivacionais no seu dia a dia, por exemplo:

  • No wallspaper do celular;
  • Colocando um recadinho para você mesma em post-its;
  • Papel de parede do computador ou notebook;
  • Poster com frases positivas no painel de recados;
  • Quadrinhos com mensagens motivacionais;

E por ai vai. Além disso, tenha o costume de repetir para você mesma essas frases positivas, mesmo que seja simples como ‘Vamos lá, você consegue!‘. Isso nos leva a outro ponto, que é:

Tire as palavras negativas do seu vocabulário

Da mesma forma que coisas positivas irão te impulsionar, as negativas irão te estagnar. Por isso evite, ao máximo, falar para si frases desmotivantes como ‘É muito difícil‘ ou ‘Não vou conseguir isso‘.

Se por acaso escapulir, rapidamente retome a postura positiva. ‘Isso é muito difícil. Mas eu vou conseguir!’.

Acredite, sua mente tem muito poder sobre você.

Encare sua meta como um grande projeto da sua vida

Ok, você entendeu que as coisas positivas farão diferença na sua jornada, mas outro passo importante é enxergar essa meta como um grande passo na sua vida, ter isso como um projeto de verdade.

Não importa o que seja: viajar para Disney, fazer intercâmbio, manter o blog no ar, abrir uma loja, virar chefe de cozinha, emagrecer… Transforme num projeto.

Isso quer dizer que você deve tirar uma dia para montar estratégias, reunir recursos e inserir cada etapa dessa meta na sua rotina.

Se você ainda não tem o hábito de se planejar, fizemos um post completo para te mostrar como é fácil e funciona de verdade, trazendo grandes mudanças para sua vida! Leia aqui e insira cada etapa da sua meta em uma rotina produtiva.

Você precisa se comprometer para se manter motivado com seus objetivos, e quando você encara tudo isso como um grande projeto, montando estratégias, investindo tempo e recursos, e incluindo tarefas na sua rotina, com o tempo isso vai se tornar natural para você.

Planejar suas metas evita que você desista dela facilmente

Planejar suas metas evita que você desista dela facilmente

Planeje e tenha controle do progresso das suas metas

Planejar é um grande passo para poder entender cada etapa para a realização do seu objetivo. Mas para manter-se motivada você precisa estar sempre analisando os resultados do progresso dessas etapas e ir ajustando conforme necessário.

Um planner pode te ajudar nisso porque você consegue anotar os prazos de cada etapa e acompanhar cada detalhe do progresso do seu projeto.

Mantenha contato com pessoas que tenha o mesmo objetivo que você

Seja em um grupo no Whatsapp, no Facebook ou Instagram, é importante estar sempre em contato com pessoas que estão caminhando para o mesmo objetivo que você.

Além de ser uma troca de experiências positiva, a motivação permanece por saber que há outras pessoas no mesmo barco que você, compartilhando as coisas boas e também suas dores. O progresso de uma outra pessoa irá te dar um gás e fazer com que você entenda que é possível concretizar o que você está planejando.

Pode ser que sua meta precise de ajustes onde você não está conseguindo progredir e o contato com pessoas que estão passando pela mesma experência pode te ajudar.

Por exemplo, você quer ir para Fernando de Noronha e, para isso, é necessário juntar dinheiro. Mas suas estratégias para essa parte do projeto não estão funcionando. De repente você viu um post super legal sobre uma outra forma de juntar dinheiro no Instagram de alguém que tem o mesmo objetivo que você, e ai você pode seguir os mesmo passos, dentro da sua realidade.

Escreva sobre o que você deseja

Pode ser à mão ou criar um blog gratuito só para você, mas escreva. Anotar tudo que você já fez irá montar uma linha do tempo muito motivadora, porque você vai ter uma visão real de tudo que você já fez, evitando que você desista.

Você também irá manter acessa a chama que te movimenta justamente porque você está sentindo que as coisas estão fluindo.

Se você decidiu escrever um blog talvez você não tenha a intenção de divulgar esse espaço, mas se alguém o descobrir e estiver na mesma jornada que você, ele irá se tornar um grande motivador para essa pessoa, além de tirar algumas dúvidas de coisas que você já teve experiência e ela ainda vai passar por isso.

Bullet Journal para manter a motivação

Escrever um diário é uma ótima forma de criar uma linha do tempo e manter a motivação

Escreva, coloque fotos de momentos marcantes, registre tudo que você fez, e não esqueça de no futuro olhar para o que você escreveu no passado, porque ai sim você irá ver que já deu um grande passo em direção ao que você deseja.

Para se manter motivado, você precisa se informar

Talvez essa seja a dica mais importante porque é quando você projeta tudo que você quer realizar, e tira suas dúvidas sobre algumas coisas que parecem complicadas.

Quando alguma parte do processo parece difícil, você cria uma barreira gigante que te impede de progredir e isso te desmotiva. Por isso é importante se informar, porque você vai entendendo que dá para resolver e tudo vai ficar mais compreensível na sua mente.

Inclua na sua agenda um tempo para se informar e ouvir dicas e experiências de outras pessoas que estão passando pelo mesmo que você.

Por exemplo, se você quer fazer o programa de Au Pair nos EUA para aprender Inglês, tire um tempo todo dia para que você assista vídeos e leia relatos de outras pessoas. Se comprometa com isso!

Aqui estão outras dicas de como se informar:

  • Compre livros ou leia e-books sobre o assunto
  • Assista programas (TV ou Youtube) que aborde o tema do seu objetivo
  • Ouvir Podcast também é uma ótima ideia, porque você se informa enquanto faz outra coisa (como caminhar ou no transporte para o trabalho)
  • Leia muitos artigos. Uma ótima fonte é o Pinterest
  • Participe de grupos (Facebook ou Whatsapp) que falem sobre o que você quer realizar
  • Faça cursos, mesmo que seja online

Entenda que para realizar algum objetivo há muitas coisas incluídas, como mudanças de hábitos e aprendizado de novas coisas.

Por exemplo, se você quer comprar um apartamento é necessário guardar dinheiro. Não basta somente se informar em como comprar um apê e as papeladas que você precisa dar conta e que nunca ouviu falar. Você precisa ir mais afundo e entender as melhores formas de se reeducar financeiramente para conseguir juntar um bom dinheiro e conseguir pagar as prestações.

Informe-se sempre sobre o assunto do seu objetivo, isso irá te ajudar a quebrar barreiras

O mesmo se aplica, por exemplo, em querer abrir um ateliê de costura em um cantinho da sua casa. Você precisa reunir recursos, buscar formas de tudo funcionar sem afetar sua vida familiar e outras coisas como aprender a lidar com dinheiro, criar um espaço funcional e como administrar seu tempo.

Quando você aprende a lidar com essas etapas as coisas se tornam mais fáceis, evitando que você se desmotive.

Deixe a procrastinação

Esse é um mal que assola muitas pessoas e pode prejudicar o andamento do seu projeto.

É importante estar bem com você e com o que você está fazendo, não se cobrando tanto para que tudo saia perfeito. Mas por outro lado é preciso entender que cada etapa concluída é um degrau que você sobe para realizar o que você tanto quer.

Por isso, deixar sempre tudo para depois fará com que tudo atrase, e se isso se tornar um hábito poderá te desmotivar.

Hoje seria o dia de ir na academia se matricular, mas você se sabotou e inventou desculpas como ‘o sol está muito quente’ ou ‘estou cansada porque ontem trabalhei muito’. Você acabou colocando essa etapa para amanhã. E no seguinte você colocou outras desculpas para não ir. Perceba, então, que essa procrastinação está se tornando um hábito e irá chegar um dia que você vai abandonar seu projeto porque você não consegue concluir essa etapa.

Se amanhã é o dia para concluir uma etapa do seu projeto, vá dormir pensando positivo como ‘Amanhã é o grande dia de me matricular na academia. Mais um etapa para concluir‘. E acorde pensando o mesmo, sempre positivo.

Não dê espaço para frases e desculpas para procrastinar, ou então você irá viver sempre sem motivação.

Para se manter motivada, analise os resultados e comemore

Conseguiu economizar mais do que estava previsto para sua meta que é se casar? Comemore! Fez um novo formato de vídeo para o Youtube que você tentava há muito tempo? Comemore! Já faz um mês que não bebe refrigerante? Comemore!

Celebrar cada etapa concluída é um ótimo combustível para se manter motivada, porque seu cérebro entende que as coisas estão fluindo e que tudo está dando certo.

Como se manter motivada: comemore!

Comemore cada etapa concluída!

Diga para você mesma ‘Consegui! Sou muito inteligente mesmo!‘, dance, sorria, comemore, conte para alguém que está sempre te incentivando!

Por outro lado, tudo bem se algo sair errado

Aqui eu dou o mesmo conselho que dei sobre procrastinar: é preciso disciplina para mudar hábitos e se manter motivada, mas tudo bem se você estiver de dieta, mas num mal dia e quiser comer um doce. Não sinta culpa por isso, não se cobre tanto.

Mas amanhã é um novo dia e você precisa voltar para o que planejou, ou então seus esforços até onde você chegou serão em vão.

Não queira abraçar o mundo com as pernas

É importante sim planejar e evitar a procrastinação, mas ao mesmo tempo é necessário ir com calma.

Quero dizer que no entusiasmo inicial é comum ir com muita pressa ao pote, ou seja, querer fazer tudo de uma vez. Mas isso sobrecarrega, além de ter altas probabilidades de ter experiências traumatizantes.

Você decidiu que quer emagrecer 20kgs em 6 meses e já se matriculou numa academia. Só que antes disso você era sedentária e não praticava nem alongamento em casa. Na ânsia de querer ver mudanças rapidamente, o que acontece se você muda seu estilo de vida de forma brusca, indo à academia 5 vezes na semana e pegando mais peso do que pode aguentar? Isso mesmo, muitas dores.

O processo precisa ser gradual. Não adianta cortar os alimentos gordurosos e industrializados da sua vida de um dia para o outro. Vá aos poucos, corte hoje o brigadeiro, depois o refrigerante, daqui a duas semanas tire as frituras e substitua por frutas etc.

Isso pode ser aplicado em qualquer mudança de hábito que precisa ser feita em direção ao seu objetivo.

Fazer as coisas com calma e gradativamente irá garantir que você não sofra e evita que você perca a motivação.

Recapitulando

Dicas de como se manter motivada com suas metas e objetivos
  1. Para manter a motivação é preciso estar rodeada de coisas positivas, para que você absorva tudo que há de melhor e tenha ânimo para concluir cada etapa do seu projeto;
  2. Por isso é preciso tirar as palavras negativas do seu vocabulário, substituindo o ‘É difícil‘ por ‘Eu vou conseguir!‘;
  3. Seu objetivo precisa ser encarado como um grande passo na sua jornada de vida, por isso o tenha como um projeto, traçando estratégias, reunindo recursos e mudando hábitos do seu dia a dia;
  4. Planeje cada detalhe do seu projeto, isso irá te ajudar a entender etapa por etapa a ser concluída;
  5. Ter contato com pessoas que tenham o mesmo objetivo que você irá te inspirar sempre, além de te dar novas ideias e receber dicas de coisas que você nem imaginava;
  6. Escrever é uma ideia para conseguir se manter motivada, porque você irá criar uma linha do tempo e sempre ter disponível tudo que você fez, te fazendo entender que as coisas estão fluindo e que você pode ir cada vez mais longe;
  7. É preciso entender que a procrastinação irá te desmotivar caso se torne um hábito. Por isso planeje e deixe as desculpas de lado;
  8. Se informar é importante para que você quebre as barreiras que podem aparecer pelo caminho. Quando você percebe que algo no seu processo é muito difícil ou complicado, pode se tornar desmotivador;
  9. Dê um passo de cada vez para que tudo seja feito com calma e gradualmente, evitando experiências ruins que irá mandar sua motivação para longe;
  10. Comemore cada etapa concluída do seu progresso, falando para você mesmo que tu é capaz!
  11. Mas tudo bem se algo sair errado, você não deve se cobrar a ponto de querer o perfeccionismo. Mas entenda que amanhã você precisa tentar de novo, ajustando o que for necessário.

Com essas dicas espero que você consiga concluir tudo o que sempre desejou sem perder aquele entusiamo que te move inicialmente, viu?

O que você deseja realizar?


Leituras recomendadas
postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >