A vida é curta demais para ser pequena - Benjamin Disraeli.
Como fazer sua lista de e-mails crescer usando Iscas Digitais
Como fazer sua lista de e-mails crescer usando Iscas Digitais
Blogosfera

Como fazer sua lista de e-mails crescer usando Iscas Digitais

Publicado em
12 de abril de 2019
Escrito por

Hoje há muita informações circulando pela internet e por mais que seu leitor tenha gostado do seu conteúdo, isso não é garantia que ele irá lembrar do seu blog e voltar para saber mais.

Uma lista de e-mail é uma ótima forma de enviar novidades sobre seu negócio online para seus leitores e clientes, além de lembrá-lo sempre sobre seu blog (quem não é visto não é lembrado).

Por isso nós já ensinamos por aqui como criar uma lista de e-mails no Mailchimp gratuitamente para começar a gerar leads.

Como criar uma lista de e-mails do zero no Mailchimp

Mas isso apenas não basta. É preciso montar estratégias para fazer com que as pessoas forneçam seu valioso e-mail para você continuar enviando conteúdo para elas. E é para isso que servem as iscas digitais.

Imagine só que você está lendo um artigo sobre morar sozinha e, ao final, tem apenas um formulário para deixar seu e-mail com o título ‘Receba nossas novidades por e-mail’. Muito provavelmente você passará abatido.

Mas e se estiver algo como ‘Baixe agora o checklist da casa dos sonhos: o que você precisa para começar a montar seu cantinho‘?

Sentiu a diferença? As chances de inscrição aumentam muito quando você oferece algum conteúdo exclusivo e de valor para o seu público.

O material que você oferece em troca do e-mail de um visitante é chamado de Isca Digital e é o meio mais fácil para gerar leads e manter contato com essa pessoa, oferecendo conteúdos (pagos ou não) que vão ajudar a resolver suas dores.

As 4 características de uma ótima isca digital

1. É acessível: é importante que seu material esteja alinhado com a linguagem do seu público, e também que ele consiga manusear o material de forma rápida.

Por exemplo, não adianta eu criar um template no Photoshop se muito provavelmente meu público não tem o programa instalado. Faria mais sentido se meu conteúdo fosse para designers, pois é mais provável que eles tenham o programa no computador.

2. Ajuda a resolver um problema: certifique-se que a sua isca digital ajude seu leitor de alguma forma, sendo que o tema precisa estar diretamente relacionado ao seu nicho. Analise os problemas da sua persona e anote quais as soluções que você consegue entregar através de um material exclusivo.

3. Recebimento imediato: as iscas digitais só funcionarão se o seu material chegar ao seu leitor de forma rápida. Dificilmente alguém dará o e-mail para um site desconhecido para receber um material daqui a três semanas.

4. Mostra sua autoridade no assunto: produzir um ótimo conteúdo irá fazer com que seu novo contato te enxergue como autoridade, sendo mais fácil fazer vendas já que você está construindo uma confiança através do conteúdo que você escreve.

Quando você oferece um produto que seja de valor para seu público ele vai entender que realmente funciona porque ele já sabe que você é referência no assunto e entende de verdade sobre o que está falando.

Dica: Veja aqui outras formas de se tornar autoridade no seu nicho e ter mais destaque com o seu blog.

Como criar uma isca digital que converte em leads

O legal das iscas digitais é que você pode criar várias e oferecer ao seu leitor dentro dos artigos que tenham a ver com o tema abordado.

Por exemplo, no post sobre as dicas para acordar mais cedo e ter um dia produtivo falamos sobre se planejar.

Então oferecemos ao leitor uma isca digital para baixar um planner gratuito, e em troca ele nos dá seu e-mail para enviarmos o material e continuar recebendo conteúdo exclusivo que irão ajudar a resolver seus problemas.

Iscas digitais: como gerar leads e aumentar a lista de e-mails

Isca digital para capturar e-mails no meio de artigos do blog que tenham a ver com o tema

De quebra ele ainda recebe uma senha exclusiva para acessar a biblioteca que contém todo o material que criamos até então.

Para criar uma isca digital que irá converter em leads você deve buscar informações sobre o que seu público precisa e então produzir algo de acordo com as 4 características citadas acima.

Analise seu blog para saber qual o tema seu público gosta mais

Você pode usar o Google Analytics para ver quais são as páginas mais acessadas do seu blog, porque dessa forma você saberá quais assuntos mais interessam ao seu público.

Criando uma isca digital que tenha a ver com os assuntos mais clicados aumentará as chances de conversão.

10 tipos de iscas digitais para aumentar a sua lista de e-mails

Bem, você já entendeu a importância de um material de valor para capturar e-mails, onde você pode colocar e o que seu material deve ter.

Agora você precisa definir qual o formato do seu material.

1. Checklists: lista de tarefas para resolver um problema

Esse é o tipo de material que as pessoas amam! Isso porque é fácil de absorver e também transmite a sensação de que após tudo concluído seu leitor irá ter um problema resolvido.

Checklist para um blog profissional de sucesso

Exemplo de checklist para criar um blog profissional de sucesso

De acordo com os posts mais acessados, qual o problema que você consegue resolver através de uma lista de tarefas?

Dica: Você pode usar o Canva para criar um PDF que converse com a identidade visual do seu blog.

+ Curso online para aprender a usar o Canva e criar gráficos incríveis para o seu negócio online!

2. Planilha

Esse é o material mais querido no nicho sobre finanças. Mas é possível usar sua criatividade para criar uma planilha que irá ajudar seu público-alvo.

Com o Google Docs qualquer pessoa consegue abrir uma planilha gratuitamente. Isso já resolve a parte da acessibilidade.

3. Vídeo-aula sobre um assunto popular no seu blog

Se você já tem desenvoltura diante das câmeras, então será moleza gravar um vídeo bônus com dicas que irão guiar seu leitor, sanar dúvidas ou até mesmo mostrar um tutorial em vídeo de uma tarefa que você abordou no seu blog.

4. E-book para falar mais a fundo sobre um assunto

Essa é uma das iscas digitais mais usada para capturar leads. É fácil de criar e também acessível, já que geralmente se entrega no formato PDF.

Exemplo de E-book que fizemos, com tipos 30 conteúdos para aumentar o engajamento do Instagram.

A produção de um e-book não tem segredo: é um material onde você fala um pouco mais sobre o assunto abordado no seu blog.

Também é importante que ele seja divido em tópicos para ser compreendido facilmente pelo seu público.

5. Entrevistas com pessoas importantes da sua área de atuação

Criar entrevistas exclusivas com outras autoridades do nicho é uma ótima forma de esclarecer dúvidas dos seus leitores e, de quebra, gerar leads.

6. Infográficos

Esse material são gráficos que podem mostrar mais informações sobre determinado assunto.

Geralmente se usa imagens para ilustrar ou linha do tempo, o que é extremamente fácil de absorver.

Produtividade com Matriz de Eisenhower

Exemplo de Infográfico.

Veja mais exemplos aqui.

7. Templates para ajudar a criar algo que realmente funcione

Nada mais valioso para mostrar autoridade do que criar um template para construir algo que funcione.

Se você não está por dentro, templates são modelos que irão ajudar seu leitor a criar alguma coisa, podendo ser uma apresentação, design de uma material gráfico, criação de e-mails etc.

Checklist para um blog de sucesso

Aqui nós criamos um quadro no Trello que nossos leitores podem usar como base para criar um blog de sucesso.

8. E-Curso para ajudar a sanar dúvidas

Através do seu servidor de e-mail marketing é possível criar uma sequência de e-mails que seus contatos receberão (dentro de um período de tempo) assim que assinarem sua lista.

Isso pode ser chamado de e-curso e é uma ótima forma de mostrar autoridade ao mesmo tempo que ajuda seu público com algum problema que ele tenha.

9. Kits com materiais de apoio

Nada mais é do que um grupo de materiais que irão ajudar seu leitor em algo.

Você pode selecionar um tema (por exemplo, receitas de domingo) e criar vários materiais de acordo com esse tema (10 receitas para um almoço de domingo com os amigos).

No exemplo acima é o mesmo tipo de material (10 PDFs), mas você também pode colocar no kit materiais com outros formatos.

Se seu blog é sobre produtividade, por exemplo, você poderia criar um kit com um E-book (passo a passo para criar uma rotina produtiva), um planner (para ajudar a colocar em prática o que aprendeu no E-book) e também um calendário.

A ideia é que seu leitor tenha um conjunto de materiais que irão guiá-lo a resolver uma dificuldade.

Conclusão

A jornada que irá transformar visitantes em leitores regulares é bem simples:

1. Crie uma conta em algum serviço de e-mail Marketing, como o Mailchimp;
2. Descubra qual a página visitada para entender qual o tipo de assunto seu público gosta mais;
3. Produza a criação de um material exclusivo e gratuito, de acordo com as necessidades do seu público;
4. Faça upload do seu material na sua hospedagem ou na nuvem como no Google Drive;
5. Deixe o formulário bem visível para que outras pessoas consigam deixar seu e-mail. Deixe bem claro o que as pessoas irão receber ao assinar sua lista.

Espero que com essas dicas você consiga aumentar ainda mais seus leitores, sempre ajudando-os de alguma forma.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários ou envie para consultoria@coreseflores.blog!

Leituras recomendadas
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Elaine em 15 de abril de 2019

    Mais explicadinho que isso , só desenhando mesmo! Ótimo post, adorei as dicas!!!
    Vou montar minhas iscas digitais agorinha mesmo! Obrigada!

    Bjos

    Elaine
    http://www.fizdeproposito.com.br

  2. Gabe Pinheiro em 15 de abril de 2019

    Ella adorei esse post e não sabia desses gatilhos para prender o meu público e atrair um novo público. Tenho um blog e ainda não criei uma aba de “deixe o seu email para receber conteúdo exclusivo”, porque não sabia como atrair esses emails.
    A cabeça já está pipocando de ideias.

    Beijos



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades