Como encontrar a <i>estética perfeita</i> para o seu Instagram
Mídias Sociais 17 de abril, 2019

Como encontrar a estética perfeita para o seu Instagram

postado por

Você está com dificuldade de encontrar novas ideias ou até mesmo de criar um novo conteúdo, quando você não tem certeza de como as fotos vão se encaixar no Instagram?

A resposta para isso é buscar no primeiro momento ter um fluxo natural do seu feed através da estética do seu Instagram.

Pode parecer fútil, mas o que um visitante que está no seu perfil pela primeira vez verá? Ou o mais importante: o que você quer que esse visitante veja?

Eu sei que muitas vezes você fica se comparando ou se espelhando em outros perfis (e eu também já fui uma dessas!) buscando entender como eles fazem para ter um
Instagram tão perfeito. E ao invés de ficar se comparando ou se espelhando em outros, busque começar definindo qual será a sua aparência ou a sua assinatura visual.

Sem dúvida alguma isso vai te ajudar a ganhar mais confiança em pouco tempo.

1. Escolha uma paleta de cores

Para começar definindo a estética do seu Instagram, escolher a paleta de cores é um ótimo começo. Mantendo a consistência das cores no seu Instagram, além de criar
uma estética vai fazer o seu feed ficar mais harmônico e os seus seguidores não vão querer parar de olhar o seu perfil.

Tá, Patrícia, mas como faço para escolher uma paleta de cores?

A resposta está mais perto do que você imagina!

Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor a sua paleta de cores, e assim, poder aplicar isso no seu Instagram.

Como encontrar a estética perfeita para o Instagram

1. Quais cores de roupas você costuma usar no dia a dia?

Nós sempre mantemos uma paleta de cores na hora de fazer compras. E essa mesma paleta de cores pode ser aplicada no seu Instagram de uma forma muito mais natural – principalmente se você produz as suas próprias fotos para divulgar o seu trabalho.

É muito mais fácil utilizar essas mesmas cores das roupas no Instagram, do que definir um novo tema e ir atrás de roupas que combinem com essa nova paleta de cores.

A não ser que você tenha condições e queira sair para fazer compras. Se você pode e quer, vai fundo!

Mas como essa não é a realidade da maioria, aplicando essas mesmas cores, sem dúvida irá te ajudar a manter um Instagram mais harmônico.

Da mesma forma deve ser aplicado se você compra ou utiliza imagens da internet para postar no Instagram, e quando você for realmente sair para comprar roupas. Você vai escolher no mesmo estilo e cores que, consequentemente, vai refletir no seu Instagram também.

Quando eu comecei e fui definir a paleta de cores que eu utilizaria, já me conhecia o suficiente para saber que as cores que mais utilizo e gosto são: Nude, Rosa, Preto,
Branco, Cinza, Bege, Azul Marinho e Vermelho Bordô.

E isso está muito presente nas minhas roupas. Até mesmo quando vou comprar alguma roupa eu já sei que cores devem ser. Da mesma forma pensei para postar as fotos no
meu Instagram, peguei as cores que mais uso, que são rosa, branco, preto e cinza. E assim ficou a minha paleta de cores:

Minha paleta de Cores para o Instagram

2. Quais cores você tem na decoração da sua casa?

Além das roupas que você utiliza, olhar a sua volta em relação à decoração da sua casa também vai te ajudar nessa tarefa.

Observe e anote as cores que você vê com mais frequência na decoração em todos os cômodos da sua casa.

Se por algum motivo a sua casa ou até mesmo o seu quarto não está decorado da forma como você deseja, pesquise no Pinterest inspiração de decoração que você faria.

Com base nessa pesquisa, você também vai chegar às cores que combinam com a sua paleta de cores e ficará mais fácil de manter um feed estético.

3. Anote e salve as informações da sua paleta de cores

Depois de escolher e definir a sua paleta de cores é importante ter informações e códigos dessas mesmas cores para que você consiga sempre manter nas imagens que você for
criar além das fotos.

Pegue uma foto ou tire uma foto com todas (ou quase todas) as cores presentes. Depois vá no Canva e faça o upload dessa foto que ele próprio vai gerar a sua paleta de cores com os códigos e os nomes de cada cor. E assim você conseguirá manter a estética do seu Instagram sem ter que ficar adivinhando ou procurando pela sua cor.

2. Para um feed harmônico, edite suas fotos com o mesmo filtro

Confesso que como designer e fotógrafa, algo que me dá arrepios é ver feed com edições diferentes. Se você quer um Instagram perfeito e harmônico busque manter o mesmo padrão de edição e filtro nas suas fotos.

O Pinterest pode ser uma ótima ferramenta para encontrar inspirações de feeds e filtros para você recriar.

Antes de começar a postar, faça vários testes criando feeds de vários tipos diferentes de estética até encontrar um que se encaixa perfeitamente ao seu estilo.

Aqui vão alguns apps para você criar os seus filtros e editar as suas fotos:

VSCO Cam: Como eu gosto de um estilo bem minimalista, sem dúvida o meu app favorito e o primeiro da lista seria o VSCO. Você encontra vários tutoriais na internet ensinando editar as fotos nos mais variados estilos de filtros e efeitos. E o melhor é que é um app gratuito.

Adobe Lightroom: Eu confesso que eu utilizo mais o pragrama Lightroom no
computador do que no celular. Mas o app não deixa a desejar e é o favorito de muitos profissionais na hora de editar as fotos. De todos que eu vou citar, esse é o
único app pago, mas vale super a pena o investimento!

A Color Story: Esse app eu descobri há pouco tempo e estou amando. Ele possui
mais de 300 filtros e mais de 100 efeitos que você pode brincar e combinar. É possível aplicar um filtro acima do outro e fazer novas combinações. Maravilhoso,
né? É um app gratuito e você só paga por filtros extras.

Afterlight: Esse app possui bastante filtros e dá para você editar as suas fotos com
várias ferramentas que eles oferecem. Hoje ele possui muito mais ferramentas onde você pode aplicar e criar filtros de uma forma muito mais minuciosa e
detalhista. E é gratuito também.

Snapseed: Esse app é do Google e muitas pessoas o comparam com o Facetune, pois ele tem uma ferramenta que permite deixar suas fotos mais branquinhas. Para os minimalistas de plantão como eu, é de deixar apaixonado pelo app. É mais uma opção e tenho certeza que você já deve conhecer, por ser do Google e gratuito é bem popular.

3. Conte uma história

Eu sei que você deve estar coçando a mão para colocar em prática e publicar as suas fotos.

Mas antes de fazer isso com a paleta de cores e filtro definido, faça um planejamento de como você fará a publicação dessas fotos e a ordem delas.

Uma forma de facilitar nessa tarefa é pensar na história que você vai contar através do seu feed. E não importa qual seja o seu nicho, todos nós temos histórias e experiências
para compartilhar
. Isso cria uma conexão entre você e os seus seguidores.

Abuse da sua criatividade para criar um feed que transmita sentimentos, que seja inspirador, apaixonante e que tenha uma história para contar em cada postagem.

Sucesso girls!

Leituras recomendadas

postado por
Especialista em Design de Branding. Eu quero ajudar, você empreendedora, a criar a marca do seu sonho e fazer dele o seu estilo de vida.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >