Um blog comercial pode aumentar suas vendas: 6 motivos para criar um ainda hoje
Empreendedorismo 12 de dezembro, 2019

Um blog comercial pode aumentar suas vendas: 6 motivos para criar um ainda hoje

postado por

Muita gente ainda tem dúvidas se ainda vale à pena ter blog nos dias de hoje e se você está aqui se informando sobre algo importante para você, então é quase óbvio que a resposta é sim, vale muito à pena investir num blog para ajudar pessoas.

Mas e quando é sobre ter um blog comercial, com integração a sua loja virtual, será que compensa?

Aqui vamos dar 5 motivos para você se convencer de que sim, um blog para sua loja virtual será uma das melhores ferramentas do seu negócio.

1. Reduz custo com atendimento

Um blog comercial pode servir para duas coisas:

  • Educar seus clientes sobre como usar seu produto ou serviço;
  • Informar seu público sobre o nicho que seu negócio atua.

Já precisei entrar em contato com a minha hospedagem algumas vezes para pedir informações de como fazer determinada coisa. E muitas das vezes eles me falavam qual era o problema que eu precisava resolver junto com algum artigo do blog deles, me mostrando passo a passo para conseguir solucionar o que eu queria.

E se você entrar no blog do Nubank, vai encontrar muitas dicas sobre o mercado financeiro, mas também as melhores formas de usar sua conta ou cartão de crédito.

Muitas das vezes essas dúvidas de clientes (ou potenciais clientes) podem vir pelo chat ou e-mail, e mantendo um blog integrado à sua loja virtual você consegue reduzir seus custos (e tempo) com atendimento.

Um mega tutorial enviado para o seu cliente pode se tornar uma breve descrição do problema junto com o link de um artigo do seu blog que ajuda a resolver esse problema.

Ou então seu cliente nem precisa entrar em contato, já que ele encontrou no seu blog a solução que ele precisava.

2. Aumento de tráfego para seu site

Fazendo um bom trabalho de SEO alinhado a conteúdo de qualidade é possível conseguir um aumento significante para o seu site.

SEO são práticas que você precisa ter no conteúdo do seu blog para que os motores de buscas do Google te coloquem nos primeiros resultados quando alguém buscar pela palavra-chave do seu artigo.

Já um conteúdo de qualidade irá garantir bons compartilhamentos nas redes sociais, o que é ótimo para o seu negócio. Quanto mais pessoas descobrirem seu site, mais chances de vendas você terá.

Com um blog também é possível conseguir boas visitas através do Pinterest, ferramenta gratuita que irá te ajudar a receber tráfego de qualidade, ou seja, de pessoas que já estão buscando pelo que você oferece.

Em apenas 14 dias eu fui de 250 visitas diárias a 1.600 nos primeiros meses de blog, e eu ensinei como fiz isso nesse artigo aqui.

3. Você ganha autoridade

Quando você vai ao médico você toma o remédio que ele te receitou porque você sabe que ele entende sobre o que está falando. Seu médico estudou sobre isso para te receitar um remédio para sua dor. Ele é autoridade no seu problema, uma fonte segura e com credibilidade para te dar informações.

O mesmo acontece com um e-commerce.

Seu público-alvo precisa perceber que sua empresa sabe sobre o que está falando, que ela entende bastante da área em que atua e por isso cria bons produtos em cima desse conhecimento.

Isso irá gerar o senso de autoridade sobre sua empresa, o que é importantíssimo para fechar boas vendas.

E ter um blog comercial com conteúdo de qualidade é perfeito para que seu negócio seja reconhecido como autoridade no seu nicho.

4. Ajuda a entender seu público

É claro que seu negócio precisa ter um público-alvo definido, mas é na prática que você irá conseguir lapidar e entender melhor quem são as pessoas que podem comprar de você.

  • Com a ajuda de ferramentas como o Google Analytics, é possível rastrear as páginas e fluxo dos visitantes do seu site, e com isso você pode entender melhor quais são os assuntos que seu público mais se interessa;
  • Dúvidas através de comentários podem te ajudar a saber quais conteúdos você pode criar para ajudar ainda mais quem visita seu site;
  • Se você criou uma lista de e-mails, o que super recomendo, também é possível saber sobre o que seu público mais gosta de ler através da taxa de abertura de e-mails.

Tudo isso é bem interessante para criar novos produtos com base nessas informações.

5. Cria uma comunidade de clientes fiéis

Philip Kotler, pai do Marketing, costuma dizer que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Então, nos dias atuais, é preciso investir em criar e manter um relacionamento com quem já comprou de você, criando uma comunidade engajada e fiel ao seu negócio.

Ter fãs da sua marca pode funcionar como o famoso boca a boca, onde uma pessoa que gostou muito do seu produto ou serviço fala – e muito bem – da sua empresa para parentes, amigos e conhecidos (através de compartilhamento de conteúdo, envio de links via e-mail, WhatsApp, Stories etc.).

Um blog irá te ajudar a construir essa comunidade de fãs que amam sua marca, porque se o conteúdo for relevante, que realmente ajude e informe seus clientes, pode ter certeza que eles vão voltar para se manterem atualizados.

6. Atrai novos clientes

Há muitas formas de alguém chegar no blog do seu negócio: Google, recomendação de um fã da marca, Redes Sociais, anúncio, Pinterest…

Se essa pessoa não conhecia seu negócio, ter um blog é uma oportunidade de apresentá-lo a quem chega no seu site.

Um layout bem elaborado, que mostre que você também tem um e-commerce, junto a estratégias para incluir links de páginas importantes do seu negócio, irá garantir que boa parte dos leitores que cheguem ao seu blog através do conteúdo descubram que seu negócio também cria produtos e/ou oferece serviços, aumentando as chances de vendas.


Está enganado quem pensa que o Youtube está ganhando a Internet, dando chance para os blogs morrerem.

Ter um conteúdo em texto também é muito eficaz para conseguir bons cliques vindos do Google, uma das maiores fontes de tráfego se você souber trabalhar o SEO dentro do seu site.

Sabendo disso tudo, espero que você comece a investir em um blog para o seu negócio ainda hoje.

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Mostrar todos os comentários >