4 Perguntas que você deve fazer antes de ter um blog
Blogosfera 5 de dezembro, 2018

4 Perguntas que você deve fazer antes de ter um blog

postado por

Todo mundo quer ter um blog hoje em dia, não é? E o que muitos não sabem é que blogs demandam de muita coisa: tempo, investimento, capacidade de realização e alguns outros pontos que venho compartilhar com vocês neste texto.

O que mais tenho visto na internet é gente criando coisas, compartilhando ideias boas, mas também tenho visto muito gente embarcando em aventuras só porque está “todo mundo” entrando no mesmo barco.

1. Por que você que ter um blog?

Esta deve ser um das primeiras perguntas a serem respondidas por você. Se você demorou ao menos cinco minutos para tentar responder a si mesmo(a) esta questão, é porque você talvez algo não está totalmente concreto na sua mente.

Você pode até ter talento para escrita, boa desenvoltura e competência para poder ter um blog, mas ainda há algo em você que ainda não está completo.

Essa pergunta é importante para que você saiba que você não está entrando em um mercado só porque “dá dinheiro”, ou porque todos estão criando blogs.

2. Você já tem um segmento definido?

Bom, agora você já sabe porque quer ter um blog, certo? Chegou a hora de ter certeza disso! O melhor caminho é descobrir sobre o quê você quer escrever: moda, animais, beleza, viagens, estilo de vida, música, empresas, ideias…As possibilidades são infinitas!

Ter um segmento bem definido facilitará desenvolver o posicionamento digital do seu blog, além de possibilitar também definir estratégias e diferenciais do segmento escolhido.

Quando você descobre sobre o que quer falar fica mais fácil não sair do contexto e não perder o foco inicial do seu blog.

4 Perguntas que você deve fazer antes de ter um blog

3. Qual a sua disponibilidade para se dedicar a ele?

Comecei meu blog (Vivenciando Turismo) em 2012, escrevendo para estudantes de turismo sobre as principais questões deste mercado, o tempo que eu tinha para me dedicar era muito maior que o de agora, mas eu não tinha uma estratégia e um posicionamento bem definido.

Sem disponibilidade seu blog não terá uma frequência de postagens e seus leitores nunca saberão quando virá o próximo post e desistirão de esperar.

Administrar seu tempo deve ser o ponto chave para praticar também a sua produtividade, conhecer em quais horários você produz com maior frequência e melhor, além de ter tempo para analisar e pesquisar sobre o segmento escolhido e seu público.

Se você ainda não tem uma disponibilidade boa para conciliar blog e vida pessoal/profissional, comece a se planejar primeiro. Afinal, qual o motivo da pressa? A internet já está cheia de blogs! Planeje-se e desenvolva o seu projeto com calma para que você possa acompanhar de perto seu crescimento.

4. Quanto você está disposto a investir?

A não ser que o seu objetivo é apenas escrever para você, sem o intuito de transformar o blog em um negócio ou um portfólio, você deve ter em mente também que deverá investir para que seu blog seja visto pelo seu público.

E quando falo investir, não digo só pelo lado da questão financeira, mas também falo sobre investir em conhecimento e no seu tempo.

Se a grana ta curta não tem problema, a internet hoje tem conteúdo de tudo e para todos. Pesquise por estratégias de diferenciação, marketing digital e de conteúdo, além de assuntos relacionados a proposta do seu site.

Se você quer ter um blog para alcançar diversas pessoas com a sua proposta, então você tem que começar a pensar no seu projeto como um negócio para o futuro, do contrário fará o que a maioria faz: um posts de vez em quando, compartilha de vez em quando, não revisa o conteúdo compartilhado, faz publicações em busca de curtidas e não alcances.

4 Perguntas que você deve fazer antes de ter um blog :: Cores & Flores Blog

O que fazer em seguida?

Gostou das dicas? Então conta pra gente nos comentários sobre o que é o seu blog e do que mais você gosta de escrever nele! 🙂

postado por
Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >