11 coisas que você pode fazer para ganhar uma renda extra e investir no seu negócio
Empreendedorismo 12 de novembro, 2018

11 coisas que você pode fazer para ganhar uma renda extra e investir no seu negócio

postado por

A gente sabe que nem sempre temos capital para investir em algo que queiramos muito. Começar um blog pode ser totalmente grátis, basta compartilhar ótimas ideias. Mas a partir do momento que você decide que seu blog será sua principal fonte de renda, ou seja, irá se profissionalizar, então você também é preciso enxergar seu blog como uma empresa e investir para que ela cresça.

Ao contrário do que geralmente as pessoas pensam, ser blogueira não é somente ter um blog e uma câmera. A gente precisa de recursos e, quem sabe, pessoas para ajudar. A monetização através do Adsense ou parcerias podem demorar, então trouxemos aqui algumas coisas que você pode fazer para que você consiga uma renda extra para poder investir no seu blog:

1. Criação de banners

Não estamos falando que você precisa virar uma designer gráfica renomada, mas é possível fazer algum dinheiro honesto usando programas como o Canva ou Adobe Spark. Você precisa estar ciente de que nem todo gráfico ou imagem nesses sites são gratuitos para uso comercial, então caso não queira gastar nenhum dinheiro nisso minha recomendação é sempre ler a licença do produto (para se certificar de que ele pode ser usado comercialmente) e use sempre bancos gratuitos.

Busque no Google por ‘Fontes gratuitas para uso comercial’. No resultado virão vários links para download de fontes que você pode usar para vender seus banners.

Dica: Creative Market é uma grande loja online de materiais gráficos. Toda semana eles disponibilizam 6 itens gratuitos e muitas das vezes esses itens vem com licença comercial. É bom ficar de olho lá.

2. Criar vinhetas e edição de vídeo

Você já deve saber que o número de canais no Youtube cresceu bastante nos últimos tempos e com certeza tem sempre alguém precisando de outra pessoa para criar vinhetas. Não é tão difícil fazer isso, rapidinho se aprende. Acontece que geralmente os youtubers preferem focar suas energias em outras coisas como criar conteúdo. É aí que você pode entrar para ajudar.

3. Convite animado

Faço parte de alguns grupos para festas e a procura por convites animados tem crescido bastante também. Trata-se de um vídeo todo personalizado com o tema da festa e onde ela irá se realizar, com o nome do aniversariante e uma mensagem bonitinha. Criar essas convites podem te render algum dinheiro final do mês. Uma rápida busca no Youtube e você estenderá o que estou falando.

Com um programa simples de edição de vídeo você consegue fazer. Se você tem canal no Youtube e está acostumada a mexer nisso, vai ser moleza, então.

4. Bazar

Com certeza você tem aí alguma roupa que não usa faz tempo. Nem digo somente roupa, mas também outras coisas que a gente sempre acaba deixando de lado. Uma boa ideia para receber uma renda seria vender esses itens.

    11 coisas que você pode fazer para ganhar um dinheiro com o blog

  • Você pode tirar algumas fotos bem bonitas e anunciar em sites populares de vendas como o Enjoei e o Mercado Livre. Mas caso não queira pagar taxas, você pode optar por criar uma lojinha virtual. A Iluria tem um bom custo-benefício e também tem integração com o Pagseguro, ou seja, você pode receber por cartões de crédito.
  • Outra opção é vender essas roupas pelo Instagram. Demanda tempo para divulgar e estar sempre atualizando, mas por outro lado é totalmente gratuito. Você pode usar o Pagseguro também, basta criar uma conta e enviar a solicitação de pagamento por e-mail.
  • Você também pode usar grupos do Facebook para vender suas roupas. Geralmente funciona assim: você publica as fotos e as pessoas que estão interessadas entram em contato para saber onde e quando podem te encontrar para te dar o dinheiro e você entregar o produto. Mas cuidado ao fazer isso! Sabemos como existem pessoas más por aí. Então é sempre bom ir acompanhada ou então sugerir que a entrega seja feita através do Correios.
  • Uma outra ideia mas que demandaria mais planejamento seria criar um evento. Tem outras amigas que têm mais coisas para vender? Que tal reunir todo mundo e procurar por um espaço disponível que seja de fácil acesso e criar um evento? Pode ser qualquer lugar, até no quintal ou play da casa de alguém. A divulgação pode ser através do boca a boca mesmo ou eventos no Facebook. Ah, e se fizer uma vaquinha dá até para servir café com biscoitos para os convidados e botar uma música empolgante para animar 😉

A Fran, do Morando Sozinha, conta que ela fez isso e deu super certo.

5. Revenda de maquiagem

A maquiagem está presente em quase todos os lares em que há mulheres. Nem que seja só para ir numa festinha, ela tem na necessaire os itens básicos como um batom e lápis de olho.

A variedade no mercado é bem grande, mas nem por isso você perde sua chance. Comprar maquiagens para revender é uma boa pedida, melhor ainda se você entende do assunto e se sente confiante para dar algumas dicas para quem se interessar em comprar – isso aumenta as chances de venda.

Dê uma volta pelo centro da sua cidade e dá uma olhada nos valores para analisar se vale à pena investir. Como nas dicas do bazar, você pode utilizar as redes sociais ou uma lojinha virtual para vender.

Se perto da sua casa tiver algum lugar em que você possa pedir um espaço ‘emprestado’ (salões de beleza costumam funcionar muito bem), também vale super à pena.

6. Revistas de produtos de beleza

Sim, ainda há pessoas que compram produtos através de revistas. E bastante, até. Geralmente elas dão mais lucro se você comprar uma boa quantidade e, se a marca autorizar, criar um espaço comercial para revender. Mas para isso você precisaria de um bom capital e aqui estamos falando de ganhar uma renda extra ao invés de gastar mais do que o esperado, não é?

Mas ainda sem espaço comercial é possível, sim, fazer um dinheirinho com elas.
Só não esquece de dizer aos amigos, vizinhos e parentes que você está revendendo.

7. Ajustes de roupas

Sabe aquela máquina de costura do vovó que está totalmente encostada? Que tal dar um uso a ela? Você pode até pedir à dona que te ensine alguns truques.

Mas caso você não tenha nenhuma máquina por aí, é possível comprar por um preço bem em conta em grandes lojas. Para aprender a costurar? O Youtube tem muitos vídeos ensinando.

Após você comunicar que está fazendo ajustes de roupas, você vai ver como muita gente vai te procurar e você vai conseguir fazer uma renda extra. Talvez até te surpreenda 😉

8. Tradução de textos

Claro que você precisa saber a língua que você pretende traduzir. E não é honesto usar o Google Tradutor para tal. Então se você sabe muito bem Inglês, fez cursos ou até estudou fora, seria uma grande ajuda para leitores – que precisam de um texto traduzido – e para você fazer um dinheiro que te renda algo final do mês.

Se você costuma ler sites em outras línguas, você pode entrar em contato informando seus serviços. Mas para isso te indico criar um Portfólio antes para mostrar que sabe fazer.

9. Revenda de roupas de banho

Verão está chegando e você já deve ter notado (se você não é uma delas) que algumas mulheres preferem ter mais que uma peça para tomar banho de piscina/mar. Por isso, quando chega perto dessa época do sol fervendo, elas começam a procurar por bíquinis e maiôs com cores diferentes.

Também é um produto que não requer o aluguel de um espaço, já que você pode armazenar tudo na sua casa (desde que haja higiene), e a divulgação pode ser pelas redes sociais e/ou boca a boca.

Para vizinhos é legal que você leve as peças até eles e, sabendo valorizar seu produto, com certeza no final do mês você vai ter um dinheirinho para investir no seu blog e até tomar um açaí para superar o calor.

10. Brindes para festas

Nos grupos de festas também vejo bastante gente procurando por pessoas que façam lembrancinhas para festas de criança. E não é algo que precise de muito dinheiro para investir. A única coisa que você vai precisar é ter um carro para carregar tudo de forma segura (você não quer que as coisas cheguem destruídas, né?).

Antes de começar, você pode dar uma olhada no que a galera anda fazendo nesse nicho e dar uma volta pelo centro da sua cidade para pesquisar o que está disponível para você criar.

Um site super bacana sobre isso (mas é em Inglês) é o Oh Happy Day!

Eles têm ideias super legais, mas são bem minimalistas e com cara de gringo. Mas usando a criatividade, dá para adaptar ao gosto do brasileiro e fazer sucesso.

Como fazer uma renda extra para investir no blog

11. Venda de fotos

Se você tem uma câmera e sabe fotografar muito bem, lembre-se que uma boa estratégia é doar algumas fotos para banco de imagens como o Pexels e o Unsplash, mas você também pode vender outras.

Alguns sites tem regras bem específicas e rígidas de como sua foto deve ter, então é interessante ler os termos e entender como tudo funciona. Aqui estão alguns sites confiáveis para vender suas fotos:


Com essas dicas, com certeza você vai conseguir reunir um dinheiro para poder crescer cada mais profissionalmente com seu blog.

Tem alguma outra dica? Vai experimentar alguma das ideias? Deixe nos comentários abaixo!

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >