Tudo Orna: Saiba o que as Irmãs Alcântara podem te ensinar sobre conteúdo relevante
Marketing de Conteúdo 14 de janeiro, 2019

Tudo Orna: Saiba o que as Irmãs Alcântara podem te ensinar sobre conteúdo relevante

postado por

Não é de hoje que o conteúdo relevante vem se tornando assunto em muitos blogs e redes sociais. Muitas marcas começaram a entender e a perceber a importância de manter um conteúdo relevante e você, como blogueira deve ter em mente que a base dos blogs é o conteúdo.

Independente do formato, para ser relevante, o conteúdo precisa estar de acordo com a proposta do produto ou marca. Se você busca ter uma renda e tornar o seu blog profissional, um dos primeiros passos é entender de que maneira você pode entregar o conteúdo e é sobre isso que nós vamos conversar a partir de agora.

O que é o conteúdo relevante?

Existem diversas definições para conteúdo relevante pela internet, mas de uma maneira bem simplificada, eu gosto sempre de dizer que, pra mim, conteúdo relevante é quando você consegue atingir ao menos uma pessoa com o conteúdo elaborado.

Quando você consegue transformar, através do conteúdo, a rotina – ou até a vida – de uma pessoa, um cliente. Seja através da venda de um produto, da troca de informação ou compartilhando uma experiência.

O conteúdo é relevante quando o leitor/cliente recebe, entende e toma uma atitude através da mensagem passada por ele.

Conteúdo certo para a audiência certa

Uma das marcas que fazem muito bem este papel é a do grupo ORNA, fundada pelas Irmãs Alcântara. Elas começaram com um blog de moda, o Tudo Orna, que foi ganhando visibilidade e se tornou a principal renda das irmãs.

Além do blog as Irmãs possuem uma marca de acessórios (ORNA), uma linha de maquiagens (Orna Make Up), uma escola online de Branding (Efeito Orna) e também estão presentes no mercado físico com a recente abertura do Orna Café.

Em cada uma destas marcas o conteúdo é entregue de maneira diferente. Você pode até pensar que pelo fato de tudo fazer parte do grupo ORNA, que elas poderiam simplesmente concentrar uma conta de Instagram, de Newsletter, Blog e E-commerce em um lugar só, mas é neste ponto que quero chegar com você.

Uma marca ela pode conversar com diferentes públicos através de diferentes produtos e em cada tipo de produto a maneira com que se conversa deve ser específica, exclusiva e adequada ao público que consome cada um dos seus produtos.

Ou seja, para o conteúdo ser relevante ele precisa estar adequado também ao formato e ao canal que o seu público utiliza.

Na Prática: Efeito Orna – Escola de Branding das Irmãs Alcântara

A escola possui um site intuitivo onde o foco é simplesmente no produto principal: Curso de Branding.

O conteúdo do site é formado por materiais gratuitos que possuem relação com as informações passadas no curso, além de uma newsletter exclusiva para aqueles que desejarem receber novidades com as datas das próximas turmas e dicas das Irmãs Alcântara.

conteúdo relevante

A rede social escolhida para ser o canal principal da Escola foi o Instagram, que é alimentado diariamente com frases motivacionais, dicas de Branding, emponderamento feminino, insights e conteúdos relacionados ao produto da escola.

O site do Efeito Orna não tem um blog, não tem Facebook, Canal no Youtube e nem conta no Linkedin. O conteúdo é entregue estrategicamente no Instagram oficial da escola e claro, no Facebook e Youtube também, mas através da marca Tudo Orna.

É importante que você entenda através disso que nem sempre o seu produto ou conteúdo precisa ser entregue em todos os canais (online e offiline) existentes. É fundamental que você estude e avalie o canal que a sua audiência utiliza pra saber se vale a pena ou não produzir conteúdo nele.

O erro é achar que só porque grandes marcas e influenciadores utilizam determinadas redes sociais e determinados tipos de conteúdo é que você deve produzir também.

Pra você não esquecer:

  1. É importante definir, antes de escolher os canais para divulgar seu conteúdo, saber de fato sobre qual é o conteúdo que você entrega.
  2. Você conhece seu público? Identificar e se aproximar ou ter em mente quem você quer atingir é importante pra você saber em quais canais estão estas pessoas.
  3. Depois de conhecer seu público, chegou a hora de saber em quais canais o seu conteúdo se encaixa melhor a proposta. Estude cada um a fundo, faça pesquisas, testes até chegar aos canais ideias.
  4. Não se esqueça! Para que você tenha respostas mais assertivas você deve conversar com o seu público. Essas e outras perguntas vão te ajudar a refletir um pouco sobre o seu blog, mas só elas não serão o suficiente. Trabalhe, pesquise e estude muito o seu público, ele é quem é o principal protagonista do seu blog e negócio.

postado por
Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >